A Meta está desenvolvendo um plano de oferecer recursos pagos no WhatsApp, Facebook e Instagram. De acordo com um documento interno da companhia, obtido pelo The Verge, a empresa está criando um grupo chamado New Monetization Experiences (novas experiências de monetização) para desenvolver essas ferramentas.
O objetivo do grupo é desenvolver novos recursos pagos para serem aplicados nas três plataformas, em um momento em que o negócio de anúncios da Meta não vai tão bem por conta, entre outros fatores, de restrições de privacidade no iOS.
Ao The Verge, o vice-presidente de monetização da Meta que supervisiona o grupo, John Hegeman, disse que o objetivo da empresa é expandir as opções de monetização, mas que a possibilidade das pessoas pagarem para não verem anúncios não está sendo cogitada.
"Acho que vemos oportunidades para construir novos tipos de produtos, recursos e experiências pelas quais as pessoas estariam dispostas a pagar e empolgadas em pagar", afirmou.
Atualmente, a receita da Meta vem quase que totalmente de anúncios, mas isso pode mudar em breve. "Em um horizonte de tempo de cinco anos, acho que isso [novos recursos pagos] pode realmente fazer uma diferença bastante significativa", disse Hegeman.