A Tesla está sendo processada nos Estados Unidos por um cliente que afirma que Elon Musk faz propaganda enganosa dos softwares de direção autônoma da empresa. As informações são do portal The Verge.
Na ação, o autor Briggs Matsko afirma que gastou US$ 5 mil em 2018 para adquirir a tecnologia ADAS da Tesla, que prometia ser uma precursora da direção completamente autônoma. Matsko alega que Musk e a Tesla "enganaram os consumidores em relação às habilidades atuais de sua tecnologia ADAS".
"Ao contrário das repetidas promessas da Tesla de que teria um carro totalmente autônomo dentro de meses ou um ano, a Tesla nunca esteve nem remotamente perto de atingir esse objetivo", diz a ação, que pretende se tornar coletiva.
No processo, o autor menciona diversas declarações públicas de Musk, inclusive tweets, afirmando que a direção autônoma seria lançada em breve. O bilionário já colocou datas para o lançamento diversas vezes, mas até hoje a tecnologia está inacabada.
Matsko pede que a Tesla seja proibida de continuar "seu marketing enganoso" e que seja feita a restituição do dinheiro gasto por ele e por outros consumidores, além de pedir danos morais. "A Tesla por anos está usando marketing enganoso para eventualmente se estabelecer como um player dominante no mercado de veículos elétricos", afirma o autor.