O Parlamento Europeu aprovou nesta terça-feira (4) a lei que unifica a entrada de dispositivos móveis. Com a nova regra, todos os aparelhos deverão utilizar a entrada USB-C e, portanto, o impacto é maior para a Apple, que ainda lança iPhones com a entrada Lightning.
A lei visa reduzir a quantidade de lixo eletrônico ao unificar os carregadores que poderão ser utilizados em qualquer dispositivo.
Com a decisão desta terça-feira, a medida entra em vigor gradualmente. Até o final de 2024, smartphones, tablets e câmeras deverão ter entrada de carregamento USB-C. Até o início de 2026, a regra se estenderá para notebooks.
"O carregador comum vai finalmente tornar-se uma realidade na Europa. Esperamos mais de dez anos por essas regras, mas finalmente podemos deixar a atual infinidade de carregadores no passado. Esta lei permite o desenvolvimento de soluções de cobrança inovadoras no futuro e beneficiará a todos - desde consumidores frustrados até nosso ambiente vulnerável", declarou o relator do Parlamento, Alex Agius Saliba.
Impacto global
Em sua declaração, o relator ainda disse que espera que a decisão da Europa possa "inspirar outras partes do mundo a seguir o exemplo". Mesmo que isso não aconteça, a medida deve ter impacto global.
Isso porque o mercado da região é muito importante para a indústria de eletrônicos e, por isso, as fabricantes devem adaptar todos os seus dispositivos globalmente ao novo cenário.
No que diz respeito aos smartphones, a maior mudança terá que partir da Apple, que ainda usa a entrada Lightning nos iPhones. Até o final de 2024 (ou seja, no iPhone 16), a empresa terá que inserir entrada USB-C.