Musk x Twitter: relembre o vai e vem do caso até a nova reviravolta

Elon Musk faz nova proposta ao Twitter

Nesta terça-feira (4), veio a público uma carta na qual Elon Musk refaz a proposta de compra do Twitter. Até então, a empresa e o bilionário se enfrentavam nos tribunais por conta desta negociação, que tinha chegado ao fim. A seguir, relembre todo o vai e vem deste caso.

Reprodução/Instagram - 05.10.2022

Abril de 2022

A novela entre Musk e Twitter tem início ainda antes do acordo de compra. Em abril, o bilionário assumiu ter comprado 9,2% das ações da rede social, se tornando o maior acionista individual da empresa.

Reprodução/Instagram

Abril de 2022

No dia 14 de abril, Musk fez oficialmente a proposta de compra do Twitter pelo valor de US$ 44 bilhões. No dia 25 do mesmo mês, o Conselho de Administração da empresa aprovou a compra.

Unsplash/Jeremy Bezanger

Muita polêmica

Na época do fechamento do acordo, o caso gerou muita polêmica. Um dos principais motivos foram falas de Musk que deram a entender que ele flexibilizaria as medidas de moderação de conteúdo no Twitter, o que gerou preocupações a respeito de um possível aumento da circulação de desinformação na plataforma.

Tecnoblog

Os bots

Poucas semanas após o acordo de compra, Musk começou a alegar publicamente que o Twitter não era transparente em fornecer dados sobre o número de contas automatizadas de spam na plataforma. Para a empresa, elas totalizam menos de 5% do total, mas o bilionário afirmava acreditar que esse número fosse maior.

Steve Jurvetson/Flickr

Maio de 2022

Em 13 de maio, Musk anunciou que a compra do Twitter estava temporariamente suspensa por conta da contagem de bots.

Reprodução/Instagram - 05.10.2022

Julho de 2022

Em 8 de julho, os advogados de Musk avisaram formalmente o Twitter que o acordo de fusão estava encerrado. O bilionário tinha oficialmente desistido do negócio.

Unsplash/Jeremy Bezanger

Julho de 2022

Poucos dias depois, o Twitter processou Elon Musk, exigindo que o bilionário fechasse o acordo de compra. Para a empresa, os argumentos do bilionário a respeito dos bots não eram suficientes para encerrar o negócio.

Tecnoblog

Processo turbulento

Recheado de acusações de ambos os lados, o processo entre Musk e Twitter tem gerado bastante polêmica. Um julgamento está marcado para o dia 17 de outubro, e deveria por fim no caso em cinco dias. Mas, antes disso...

Unsplash/Jeremy Bezanger

... Musk desiste de desistir

Pegando todos de surpresa, o bilionário aceitou comprar o Twitter pelo valor acordado anteriormente, desde que o processo nos tribunais seja encerrado. Ainda não há mais detalhes do que deve acontecer a seguir, mas Musk já afirmou que a compra do Twitter servirá para criar o 'X, o app de tudo'.

Reprodução/Instagram