O Google lançou nesta quinta-feira (20) a "Minha Central de Anúncios", página na qual os usuários podem controlar quais tipos de anúncios desejam receber e quais preferem bloquear. A novidade já começou a ser distribuída globalmente, inclusive no Brasil.
Na central, é possível controlar os anúncios exibidos no Google, no YouTube, na Busca e no Discover. Nela, será possível, por exemplo, escolher marcas que você desejar ver mais publicidade e outras que você deseja receber menos. Temas também poderão ser adicionados ou bloqueados.
"Vamos supor que alguém passe meses pesquisando sobre uma viagem à praia. Depois de fazer a viagem e voltar para casa, talvez a pessoa não queira mais ver anúncios sobre férias na praia. Com a Minha Central de Anúncios, é só clicar no menu de três pontinhos ao lado do anúncio e optar por ver menos publicidades daquele tipo. É possível também optar por ver anúncios sobre o que você gosta, como tênis em promoção ou dicas de presentes de Natal para a família", explifica
Jerry Dischler, vice-presidente de Anúncios do Google.
Além disso, a central também disponibiliza mais controle sobre publicidades que envolvem temas sensíveis. É possível bloquear permanentemente anúncios com temas relacionados a, por exemplo, bebidas alcoólicas, sites de namoro, perda de peso, apostas, gravidez ou maternidade.
Na central, também é possível descobrir quais informações estão sendo utilizadas para personalizar anúncios. Em seguida, dá para escolher quais informações serão usadas para direcionar anúncios. "Anteriormente, quando o histórico do usuário no YouTube estava habilitado, ele era automaticamente usado para personalizar anúncios. Agora, caso a pessoa não queira que o histórico do YouTube seja usado para isso, basta desligar o recurso na Minha Central de Anúncios, sem alterar a recomendação de vídeos relevantes no seu feed", afirma Jerry.
Por enquanto, a "Minha Central de Anúncios" está sendo disponibilizada gradualmente, atingindo todos os usuários em breve. Ela ficará disponível clicando nos três pontinhos ao lado de qualquer anúncio.