O Reino Unido anunciou nesta terça-feira (22) que abriu uma investigação contra a Apple e o Google por um possível duopólio. De acordo com a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA, na sigla em inglês), órgão responsável pela abertura da investigação, a apuração vai definir se as empresas abusam de posição dominante no mercado.
Na avaliação do órgão regulador, Apple e Google exercem controle sobre sistemas operacionais, lojas de aplicativos e navegadores de internet em smartphones, criando um duopólio.
De acordo com pesquisa da CMA, 97% de toda a navegação em smartphones no Reino Unido em 2021 foi feita por navegadores do Google (Chrome) ou da Apple (Safari). Isso gerou reclamações por parte dos desenvolvedores, que alegam que o duopólio inibe inovações.
"Planejamos investigar se as preocupações que ouvimos têm mérito e criar meios para garantir a competitividade e a inovação nesses setores", afirma Sarah Cardell, diretora da CMA.
Toda investigação do órgão é obrigatoriamente concluida em 18 meses. Depois desse prazo, se for concluído que houve prática anticompetitiva, as empresas podem ser multadas e recomendações sobre regulamentação podem ser feitas ao governo local.