Viralizou nas redes sociais, sobretudo no Instagram, um aplicativo que transforma fotos das pessoas em artes digitais, criando avatares através de inteligência artificial.
O app é o Lensa, disponível tanto para Android quanto para iOS. O aplicativo funciona como um editor de fotos, com filtros e ajustes, e recentemente lançou uma opção para criar avatares.
Como funciona o Lensa?
Para criar avatares de si mesmo, é necessário enviar de 10 a 20 fotos para o aplicativo. Essas imagens são usadas para treinar o sistema de inteligência artificial por trás do app e criar diversas imagens digitais que representam aquela pessoa.
Para que tudo funcione bem, é necessário seguir as regras que o aplicativo coloca, como enviar apenas fotos sozinho, utilizar vários ângulos e várias expressões faciais. O aplicativo também afirma que quanto mais variadas forem as fotos selecionadas, melhor tende a ser o resultado.
O Lensa é seguro?
Na Política de Privacidade do aplicativo, a empresa afirma que não compartilha as fotos enviadas pelos usuários com terceiros. Além disso, as imagens são mantidas nos servidores da empresa de forma anônima por apenas 24 horas, e são deletadas em seguida.
Apesar disso, o aplicativo coleta uma série de outros dados dos usuários, como informações de navegação e sobre o dispositivo. Antes de utilizar a novidade, é importante ler a Política de Privacidade completa.
Apesar de funcionar no Brasil, o Lensa não disponibiliza sua política em português, o que fere a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Como criar avatares no Lensa?
Para criar avatares, é necessário baixar o aplicativo e enviar as fotos escolhidas. A criação das artes, porém, é paga, com três planos disponíveis:
- 50 avatares - R$ 31,99
- 100 avatares - R$ 41,99
- 200 avatares - 63,99