O Twitter
informou nesta terça-feira (3) que irá relaxar a política de banimento para anúncios políticos. Atualmente, existe proibição de 3 anos de publicidade política, mas o novo CEO e dono da empresa, Elon Musk, vai rever a decisão em meio à tentativa de alavancar os lucros.
A empresa twittou que “está relaxando nossa política de anúncios para anúncios baseados em causas nos EUA”.
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“Também planejamos expandir a publicidade política que permitimos nas próximas semanas”, disse a empresa em sua conta no Twitter Safety.
O Twitter baniu em 2019 toda a publicidade que promovesse causas e agentes políticos, para tentar mitigar a disseminação de desinformação nas mídias sociais.
O então CEO, Jack Dorsey, disse à época que os anúncios são poderosas ferramentas, mas “esse poder traz riscos significativos para a política, onde pode ser usado para influenciar votos para afetar a vida de milhões”.
Pela regra, estão proibidos anúncios de candidatos, partidos políticos ou funcionários do governo, sejam estes eleitos ou nomeados.
E 2018, os anúncios políticos foram o segundo segmento que mais investiu na plataforma, ao todo, US$ 3 milhões dos gastos para a eleição de meio de mandato de 2018 nos EUA.
Ao reverter a proibição, o Twitter disse que “a publicidade baseada em causas pode facilitar a conversa pública sobre tópicos importantes”.
Segundo a rede social, a nova diretriz será alinhada a da “TV e outros meios de comunicação”, sem fornecer mais detalhes.