TikTok pode ser banido dos EUA
Unsplash/Kon Karampelas
TikTok pode ser banido dos EUA

O Google a a Apple estão sendo pressionados para banirem o TikTok de suas lojas de aplicativos nos Estados Unidos. Nesta quinta-feira (2), o senador democrata Michael Bennet enviou uma carta aos CEOs das empresas pedindo pelo banimento, de acordo com o jornal The New York Times.

O texto afirma que nenhuma empresa sujeita aos "ditames do Partido Comunista Chinês deveria ter o poder de acumular dados tão extensos sobre o povo americano ou selecionar conteúdo para quase um terço da nossa população".

Ao New York Times, Bennet disse que é "irresponsável" disponibilizar o TikTok no país, e que espera que "Apple e Google aproveitem isso [a carta] como uma oportunidade para liderar este debate".

A carta é uma pressão às gigantes de tecnologia que, por enquanto, não são obrigadas a tomarem qualquer atitude no sentido de banir o TikTok. A pressão, porém, vem crescendo nos últimos meses.

O banimento do TikTok vem ganhando apoio tanto de democratas quanto de republicanos nos Estados Unidos, e um projeto de lei bipartidário já pede a proibição do aplicativo chinês em todo o país.

Alguns estados, municípios,  escolas e universidades já proibiram o TikTok localmente. A procupação é de que o governo chinês teria acesso aos dados dos usuários estadunidenses, o que já foi negado diversas vezes pelo TikTok.

Shou Zi Chew, presidente do TikTok, aceitou depor diante de um comitê do Congresso dos EUA em março.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!