A Samsung está disponibilizando o recurso de "by-pass" de carregamento da bateria para mais Galaxys. Esta funcionalidade, que estreou na linha Galaxy S23
, é ativada pelo Game Booster e só pode ser usada durante jogos. O recurso faz com que a energia do carregador vá direto para o processador, evitando o superaquecimento da bateria durante longas jogatinas.
O nome da ferramenta no Game Booster é "Pause USB Power Delivery" (parar carregamento do USB, em tradução livre). Ao ativá-la, o sistema "pulará" a bateria durante o carregamento, entregando a energia direto para o processador. Além de evitar problemas de aquecimento, o recurso protege a saúde da bateria e melhora o desempenho durante jogos.
Recurso do Galaxy S23 chega para outros modelos
De acordo com o SamMobile, a Samsung está liberando o recurso do Game Booster para Galaxys mais antigos. O site afirma que o Galaxy A73 5G e os Galaxy Z Fold 2, 3 e 4 receberam a ferramenta. A novidade é disponibilizada em uma atualização do próprio Game Booster, não precisando atualizar o sistema.
Alguns usuários relataram que o recurso só apareceu em seu Game Booster após usar o carregador de 45 W da Samsung. No teste realizado pelo SamMobile com um S21 Ultra, a novidade não foi disponibilizada mesmo com o uso do carregador.
Existe a possibilidade de que a fabricante só libere o Pause UBS Power Delivery para smartphones lançados de 2022 a diante. De qualquer modo, a Samsung não anunciou o recurso nem durante e nem depois do lançamento da linha Galaxy S23.
Melhor recurso para jogos do Galaxy S23?
A novidade é considerada pelo Android Police como o melhor recurso gamer do Galaxy S23. Já o SamMobile é mais comedido, dizendo que é o mais útil para jogos. A unanimidade é que a melhoria de performance em jogos e extensão da saúde da bateria é bem-vinda.
Jogar com o celular carregando é um hábito prejudicial para o smartphone, podendo superaquecer o dispositivo e afetar a saúde da bateria. Ao levar a energia direto para o processador, a bateria é poupada e o usuário pode jogar com poucas preocupações.
Em um teste realizado pelo Sam Mobile, com o Pause USB Power Delivery ativado, o smartphone utilizou 6 W do carregador. Ao desativar o recurso, o carregamento saltou para 17 W. Porém, para ativar a ferramenta, é obrigatório que a bateria esteja com mais de 20% de carga.