Brasileiros estão promovendo um abaixo-assinado para que o caju se torne um emoji oficial. A petição já tem quase 7 mil pessoas, e o objetivo é pressionar o Consórcio Unicode, entidade responsável pelo padrão que gerencia a criação dos símbolos.
O abaixo-assinado, disponível na plataforma Change.org, foi criado pelo influenciador Whindderson Nunes. No último final de semana, o Cajueiro de Pirangi, no Rio Grande do Norte, considerado o maior do mundo, foi palco de pedidos de assinaturas, contando com a ajuda de turistas e locais.
"Desde o surgimento dos emojis, vemos a cada atualização a importância de incluir diferentes culturas, raças e gêneros em forma de emoticons nos teclados dos smartphones do mundo todo. Por isso, nada mais justo que o caju também tenha um símbolo só seu, que mereça ser conhecido e utilizado por aí", diz o texto do abaixo-assinado.
O processo para incluir um novo emoji nos sistemas operacionais é bastante complexo. Primeiro, é necessário que o Consórcio Unicode receba uma sugestão, que pode vir de pressões públicas como essa do abaixo-assinado. Se o órgão acatar a ideia, ela passa por um comitê que analisa critérios como nível de uso esperado, detalhamento da imagem e quantidade de pedidos.
Se a sugestão passar por esse comitê, o emoji é desenvolvido, podendo sofrer alterações em relação à ideia original. Depois, ele é lançado em uma das atualizações anuais e precisa ser adaptado por sistemas operacionais, aplicativos e fabricantes de smartphones.