Twitter acabou com autenticação em duas etapas? Entenda o que mudou

Mudanças no Twitter

O Twitter anunciou que a autenticação em duas etapas via SMS passa a ser um recurso pago, disponível apenas no Twitter Blue - plano que custa até R$ 60 mensais no Brasil. A mudança gerou bastante polêmica entre os usuários da rede social, que reclamaram da decisão.

Unsplash/Jonas Leupe

O que é a autenticação em duas etapas?

Para entender o que mudou no Twitter é importante saber o que é a autenticação em duas etapas. Trata-se de um mecanismo de segurança que coloca uma etapa extra (como o próprio nome já diz) para o processo de login em uma plataforma. Além da senha, o usuário passa a precisar de um segundo código. Isso protege as contas de invasões, já que as senhas podem ser roubadas em campanhas de phishing ou em vazamentos de dados, por exemplo.

Unsplash/Jenny Ueberberg

Quais eram as opções antes da mudança?

Antes da mudança, o Twitter dava três opções para realizar a dupla autenticação: código enviado por SMS, aplicativo de autenticação ou chave de segurança. Agora, só os dois últimos são gratuitos.

Unsplash/NeONBRAND

Os três métodos

Dentre os três métodos de dupla autenticação, o código enviado por SMS é o mais fraco, já que também pode ser roubado por hackers em estratégias de phishing ou engenharia social. Apesar de não ser a melhor opção de todas, uma conta com dupla autenticação por SMS ainda é bem mais segura do que uma conta apenas com a senha.

Unsplash/Jonas Leupe

Os três métodos

Apesar de mais seguros, os outros dois métodos são mais difíceis de serem configurados e, sobretudo, são pouco difundidos. A chave de segurança é um dispositivo físico que precisa ser atrelado via USB para realizar a autenticação. Já os apps de autenticação são mais simples que a chave, mas ainda é necessário o download de uma aplicação extra (existem opções seguras e gratuitas, como o Google Authenticator, mas é importante lembrar que boa parte da população não tem acesso a smartphones com muito armazenamento nem com planos de internet completos).

Unsplash/blocks

Por que a mudança é um problema?

A rede social optar por formas mais seguras de dupla autenticação não é o problema principal. A questão mais importante nessa discussão foi a má comunicação. No aviso que usuários brasileiros receberam sobre o fim da autenticação em duas etapas por SMS, o Twitter não explica sobre as outras duas opções nem dá instruções de segurança e de como ativar os outros métodos. Na prática, parece um incentivo da plataforma para que as pessoas simplesmente desativem a autenticação em duas etapas, o que é bastante provável de acontecer na maioria dos casos.

Unsplash/Jenny Ueberberg

Por que a mudança é um problema?

Outra questão central na discussão é que o Twitter não desativou por completo a autenticação em duas etapas por SMS, mas sim passou a cobrar por ela. A rede social tornou um recurso básico de segurança - e a mais acessível das opções - uma ferramenta premium, o que é bastante questionável.

Unsplash/Rob Hampson

Como é nas outras plataformas?

Todas as grandes redes sociais têm a opção da dupla autenticação, e é fortemente recomendado ativá-la. A opção por SMS é sempre disponibilizada gratuitamente.

Unsplash/Kate Torline

E agora?

No Twitter, para quem não tem uma chave de segurança física, a única opção é usar a autenticação em duas etapas por um app externo. Algumas boas opções são Google Authenticator, Microsoft Authenticator, Authy, Duo Mobile e 1Password. Mesmo que o processo seja um pouco mais complicado que o do SMS, ele é seguro e protege sua conta.

Unsplash/Jeremy Bezanger

Twitter Blue tem brechas que incentivam pirataria e desinformação

Unsplash/Jenny Ueberberg