Elon Musk tentou se tornar dono da OpenAI
Reprodução/Instagram - 05.10.2022
Elon Musk tentou se tornar dono da OpenAI

O bilionário Elon Musk tentou, em 2018, assumir o controle da OpenAI, empresa dona do ChatGPT. A tentativa, porém, não foi bem sucedida, de acordo com reportagem do site Semafor publicada nesta sexta-feira (24).

Musk foi um dos fundadores da OpenAI, em 2015, quando a empresa ainda era um laboratório sem fins lucrativos. Em 2018, preocupado com a companhia estar ficando para trás em relação ao Google, Musk se ofereceu, segundo o Semafor, para assumir o controle direto da OpenAI e administrá-la sozinho.

A proposta, porém, foi recusada pelos outros fundadores, incluindo o atual CEO da OpenAI, Sam Altman, e o atual presidente da empresa, Greg Brockman.

Musk, então, decidiu deixar a empresa. Publicamente, ele disse que havia um conflito de interesses entre a OpenAI e sua montadora de veículos autônomos Tesla.

De acordo com o Semafor, ao deixar a companhia de inteligência artificial, Musk quebrou uma promessa de que deixaria US$ 1 bilhão em financiamento, decidindo contribuir com apenas US$ 100 milhões.

Em 2019, com problemas para conseguir continuar tocando seus projetos por falta de dinheiro, a OpenAI anunciou que estava criando uma nova entidade com fins lucrativos, e logo viu a Microsoft se tornando sua maior parceira, investindo bilhões nas tecnologias.

Recentemente, Musk criticou a OpenAI por se tornar "uma empresa de código fechado e lucro máximo efetivamente controlada pela Microsoft", mas é possível que a virada da empresa tenha sido causada por ele próprio.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!