Após rotular a rádio NPR como "afiliada do governo" norte-americano, o bilionário dono do Twitter, Elon Musk, marcou a britânica BBC (British Broadcasting Corporation) como "mídia financiada por governo". O mesmo aconteceu com a americana VOA (Voice of America).
Em nota, a BBC disse: “Estamos conversando com o Twitter para resolver esse problema o mais rápido possível. A BBC é, e sempre foi, independente. Somos financiados pelo público britânico através da taxa de licença.”
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
Parte do financiamento da BBC vem do governo, o que não interfere na independência da empresa.
Este é mais um ataque de Musk a veículos de notícias ocidentais. Na última semana, o The New York Times perdeu o selo de verificação e foi classificado como "diarreia" pelo bilionário.
Essa marcação é comum em contas de governos autocratas, como o da Rússia e da China, que se apropriam dos meios de comunicação para divulgar notícias com viés político favorável, como as contas do chinês Global Times e da russa RT, designados como "mídia afiliada a estado".
Veículos ocidentais públicos, como a alemã Deutsche Welle e a francesa RFI, ainda não foram marcadas com a nova expressão.
As marcações ocorrem em meio à visita de Musk à China, para monitorar a fábrica da Tesla em Xangai, segundo informa a agência Bloombers.
A agência chinesa Xinhua acrescentou depois que "a montadora americana Tesla anunciou no domingo que construirá uma nova megafábrica em Xangai, que será dedicada ao Megapack, de armazenamento de energia". O produto será vendido "em todo o mundo".