O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (13) um recurso de segurança que impede a famosa clonagem de conta
, golpe bastante difundido no Brasil. Agora, toda vez que uma conta no mensageiro for transferida de celular, o usuário precisará autorizar.
Há alguns anos, tem sido bastante comum no Brasil o golpe da clonagem do WhatsApp. Funciona assim: um cibercriminoso entra em contato com a vítima, geralmente por telefone, se passando por um funcionário de alguma empresa e pede um código enviado por SMS.
Ao mesmo tempo, ele tenta acessar o WhatsApp da vítima no seu smartphone e, com o código em mãos, consegue concluir o processo, assumindo o controle da conta e fazendo com que o usuário perca o acesso. Assim, ele consegue se passar pela vítima e pedir dinheiro a amigos e familiares dela.
Com o novo recurso lançado pelo WhatsApp, esse golpe não será mais possível. Isso porque, mesmo em posse do código enviado por SMS, o criminoso não poderá tomar controle da conta da vítima a não ser que ela aceite a mudança no celular original.
Toda vez que uma pessoa tentar mudar uma conta de dispositivo, portanto, um aviso aparecerá na tela do celular original (como é possível ver na imagem no topo desta matéria). "Deseja permitir a transferência da sua conta do WhatsApp para outro celular?", questionará o aviso.
De acordo com o WhatsApp, a novidade será distribuída a todos os usuários do mensageiro de forma gradual nos próximos meses.