O Twitter anunciou nesta segunda-feira (17) uma mudança na forma como a rede social lida com conteúdos que veiculam discurso de ódio. Agora, a plataforma vai passar a reduzir o alcance dessas publicações, adicionando um alerta sobre a infração das regras.
De acordo com o Twitter, a nova moderação servirá para a rede social ir além apenas da possibilidade de derrubar um tuíte. Com o recurso, a plataforma consege reduzir o alcance de publicações que ferem as regras contra discurso de ódio, mas que não chegam a ser ilegais. "Acreditamos na liberdade de expressão, não na liberdade de alcance", afirmou a empresa, em comunicado.
Além de diminuir a circulação de tuítes com mensagens de ódio, a plataforma também vai avisar que isso aconteceu. Essas publicações serão marcadas por um rótulo que informará os demais usuários que aquele conteúdo viola as regras do Twitter contra discurso de ódio.
"Embora inicialmente esses rótulos se apliquem apenas a um conjunto de Tweets que potencialmente violam nossa política de conduta odiosa, planejamos expandir sua aplicação para outras áreas de política aplicáveis nos próximos meses", informou o Twitter.
Na última semana, o Twitter esteve no centro de uma polêmica no Brasil por se recusar a excluir publicações que incitavam a violência em escolas. O Ministério da Justiça publicou, então, uma portaria obrigando as plataformas digitais a deletarem conteúdos que incentivassem massacres em escolas.