Taxa extra: como a Netflix sabe onde está um dispositivo?

Taxa extra de R$ 12,90

A Netflix anunciou nesta semana que vai começar a cobrar uma taxa extra de usuários que dividem uma conta mas não moram na mesma casa. Mas, afinal, como a empresa vai identificar se os usuários moram, ou não, na mesma casa?

Unsplash

Sem GPS

A Netflix promete que não coleta dados de GPS para identificar a localização exata dos dispositivos. A localização é estimada com base "em informações como endereços IP, IDs de aparelhos e atividade da conta", afirma a empresa. A reportagem pediu mais detalhes sobre a forma como a Netflix identifica onde está um aparelho, mas a empresa não forneceu mais informações.

Wagner Pedro

Endereço IP e ID

Dentre as técnicas citadas pela Netflix, o endereço IP é uma das formas de identificar a localização de um usuário. Isso porque ele é responsável por identificar a conexão de dispositivos. Com isso, a empresa consegue entender a qual roteador você está conectado (a Netflix coleta também dados de identificação dos dispositivos, o ID, tanto do celular, computador ou TV quanto do roteador ao qual eles estão conectados), estimando a localização. Na política de privacidade da Netflix, a empresa diz conseguir estimar "sua localização geográfica aproximada, como sua cidade, estado e código postal". É o suficiente para saber se dois dispositivos estão na mesma casa.

Ricardo Syozi

Mas como a empresa sabe qual é a casa principal?

A chamada "residência Netflix" é definida pelo próprio usuário. Se ele conectar uma TV como dispositivo principal, por exemplo, todos os outros aparelhos conectados ao mesmo Wi-Fi serão considerados membros daquela casa. Se houver mais de uma rede, será necessário confirmá-la como participante da residência.

Paula Alves

E se eu tiver duas casas?

A Netflix afirma que pessoas que têm duas casas poderão usar a mesma conta sem pagar taxa extra. Para isso, basta se conectar à internet no segundo local e abrir o app da Netflix no celular ou tablet pelo menos uma vez por mês.

Unsplash

Vou poder usar a Netflix durante viagens?

A empresa afirma que o uso da conta não estará comprometido nesses casos, já que é possível assistir a filmes e séries em dispositivos portáteis em qualquer lugar. A companhia ainda afirma que TVs de hotéis ou casas de temporada também poderão ser conectadas a contas Netflix sem cobrança extra.

Unsplash

Moradores de casas diferentes

A taxa extra será cobrada para pessoas que moram em casas diferentes e usam a mesma conta, ou seja, quando dispositivos estiverem usando a mesma conta em lugares diferentes ao mesmo tempo com frequência, e não apenas em casos específicos (como viagens). Para isso, o dono da conta terá que criar um perfil para o morador externo. Cada perfil fora da casa terá de pagar R$ 12,90 por mês.

Felipe Freitas

No Brasil, Netflix pode enfrentar problemas com nova regra

O Procon-SP já notificou a empresa sobre possíveis infrações ao Código de Defesa do Consumidor com a cobrança da taxa extra.

Pedro Knoth

Veja mais Top Stories