Dia dos Namorados: especialistas dão dicas para não cair em golpes

Hoje é Dia dos Namorados e muitos casais ainda estão em busca do presente. Apesar disso, é preciso ficar alerta para não cair em golpes que se aproveitam de datas especiais para enganar as pessoas.

Thiago Campos, especialista em cibersegurança da Asper, alerta para o poder de manipulações de mídia que utilizam inteligência artificial e explica como a prática pode causar danos aos relacionamentos.

“Imagens e vídeos alterados podem enganar os usuários, levando-os a acreditar em algo que não é real. No Dia dos Namorados, é importante estar ciente de que os deepfakes podem ser usados para criar situações fictícias, levando a mal-entendidos ou até mesmo à disseminação de informações falsas.”

Google/Divulgação

Promoções falsas

“Este é um dos principais golpes atualmente, uma vez que os golpistas aproveitam da data comemorativa e espalham promoções falsas em redes sociais, e-mails ou mensagens, oferecendo descontos exclusivos ou brindes especiais para empresas conhecidas”, destaca Thiago. No entanto, essas promoções são apenas uma tática para atrair as pessoas a revelar informações pessoais ou clicar em links maliciosos.

João Laet/Agência O Dia

Phishing

Os criminosos podem enviar e-mails ou mensagens de texto falsas, fingindo serem de empresas legítimas. “Eles podem oferecer promoções especiais de Dia dos Namorados ou prêmios atraentes para atrair as pessoas a clicar em links maliciosos ou fornecer informações pessoais e financeiras”, pontua o especialista.

Ana Marques

Sites falsos

Os atacantes podem criar sites falsos que se assemelham a lojas online legítimas ou sites de serviços, como floriculturas e restaurantes. Eles podem solicitar pagamentos antecipados por produtos ou serviços que nunca serão entregues, levando as vítimas a perder dinheiro.

Luciano Rocha

Aplicativos maliciosos

Neste golpe, os atacantes podem criar aplicativos falsos relacionados ao Dia dos Namorados, como jogos ou serviços de encontros, que na verdade são projetados para roubar informações pessoais ou infectar dispositivos com malware. “É preciso se atentar a este tipo de golpe, principalmente os solteiros que vão comemorar o dia dos namorados. É um golpe perigoso”, alerta.

Reprodução%3A Flipar

Redes sociais

Os golpistas utilizam perfis falsos em redes sociais para atrair as pessoas com mensagens de amor e romance. Eles podem tentar ganhar a confiança das vítimas e, eventualmente, pedir dinheiro ou informações confidenciais.

Pedro Knoth

Como se proteger dos ataques cibernéticos?

-Esteja atento a sinais de manipulação de mídia, como imagens ou vídeos que parecem duvidosos; -Desconfie de mensagens ou e-mails inesperados, especialmente se solicitarem informações pessoais ou financeiras; -Mantenha-se atualizado com as últimas ameaças cibernéticas e utilize soluções de segurança confiáveis, como antivírus e firewalls; -Converse com os seus amigos e familiares sobre os riscos online e a importância de manter informações pessoais protegidas; -Não clique em links suspeitos, faça o download de arquivos desconhecidos ou compartilhe informações onde não há certeza da veracidade.

Giovanni Santa Rosa

“Além dos sites tradicionais de e-commerce, hoje também temos muitas opções de compras em páginas de redes sociais. É preciso ter muito cuidado. O cliente deve verificar se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também ler comentários de outros consumidores sobre as compras e prazos de entregas. Além disso, é importante checar a reputação da empresa em sites de reclamações”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

Reprodução%3A Flipar

Fique por dentro das notícias e acompanhe mais conteúdos do iG Tecnologia

Bruno Gall De Blasi

Veja mais Top Stories