Microsoft enfrenta tribunal por compra da Activision Blizzard; entenda

Microsoft x FTC

Começa nesta quinta-feira (22) uma série de cinco dias de audiência em um tribunal federal dos Estados Unidos que será decisiva para a compra da Activision Blizzard pela Microsoft. Isso porque a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) busca uma liminar para bloquear a fusão.

Lorena Amaro

Relembre

No início do ano passado, a Microsoft anunciou a compra da Activision Blizzard, desenvolvedora de jogos como os da franquia Call of Duty. Desde então, a empresa vem enfrentando processos de órgãos reguladores por que a aquisição pode potencialmente diminuir a concorrência no mercado de jogos eletrônicos.

Divulgação

O que está em jogo?

Ao final deste julgamento nos Estados Unidos, a FTC pode, ou não, conseguir liminar para impedir a fusão das empresas. Se a liminar for concedida, a aquisição estaria impedida até que outro processo administrativo da FTC fosse concluído. Segundo a Microsoft, a liminar "quase certamente impediria a transação", já que o prazo para concluir a compra seria perdido e a empresa seria obrigada a renegociar seus termos com a Activision Blizzard, o que provavelmente acabaria em uma desistência do acordo.

Divulgação

O que está em jogo?

Por outro lado, se a FTC não conseguir a liminar, a Microsoft provavelmente concluiria o acordo antes do processo administrativo. Nesse caso, se o órgão entender que há prejuízo à concorrência ao fim desse processo, ele teria que obrigar a Microsoft a vender a Activision Blizzard, ao invés de proibir a aquisição previamente, como tenta agora.

Divulgação

Sony x Microsoft

Muito mais do que uma briga entre Microsoft e órgãos reguladores, a compra da Activision Blizzard é, em última instância, uma briga entre a Microsoft e sua principal concorrente no mercado de videogames, a Sony. Isso porque a Sony vem fornecendo documentos a órgãos reguladores para tentar impedir a aquisição.

Divulgação

Sony x Microsoft

A principal preocupação da Sony é com a franquia Call of Duty. Isso porque a Microsoft poderia tornar os jogos exclusivos do Xbox ou, então, tornar a experiência ruim no PlayStation, o que prejudicaria diretamente a concorrência entre as marcas.

Divulgação

Sony x Microsoft

Nos tribunais, as marcas têm usado diversos argumentos para convencerem as autoridades. De um lado, a Microsoft afirma que o Xbox já "perdeu a guerra dos consoles" e não é dominante no mercado, ficando atrás de Sony e Nintendo. Do outro lado, a Sony já disse que vai esconder detalhes do PS6 da Activision Blizzard se ela for, de fato, adquirida pela Microsoft.

Murilo Tunholi

Próximos passos

Desta quinta-feira até a próxima, dia 29, representantes da FTC e executivos da Microsoft serão ouvidos em um tribunal nos EUA. A decisão sobre a concessão da liminar deve acontecer na primeira semana de julho.

Lorena Amaro

Fique por dentro das notícias e acompanhe mais conteúdos do iG Tecnologia!

ig

Veja mais Top Stories