Threads: relembre sucessos e fracassos da Meta ao copiar outros apps

Threads

Nesta quarta-feira (5), o Instagram lançou o aplicativo Threads, uma cópia do Twitter. Essa está longe de ser a primeira vez em que a Meta, empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, copia outras redes sociais. Se o Threads será um sucesso ou um fracasso, só o tempo dirá. Mas fato é que o histórico da Meta tem bons e maus exemplos. Relembre alguns a seguir!

Unsplash/Jonas Leupe

Sucesso - Stories do Instagram

Começando pelas vezes em que a Meta acertou em cheio, é impossível não pensar nos Stories do Instagram. O formato é uma cópia do Snapchat, que vinha fazendo muito sucesso e desafiando a gigante das redes sociais. O modelo deu tão certo no Instagram que também alcançou outras plataformas. Os Stories estão no ar desde 2016, e fizeram com que o Snapchat perdesse bastante popularidade.

Unsplash

Sucesso - Reels

Outro exemplo, dessa vez mais recente, são os Reels, presentes tanto no Facebook quanto no Instagram. O modelo de vídeos curtos, copiado do TikTok, faz bastante sucesso em ambas as redes sociais. É verdade que a Meta não conseguiu acabar com o TikTok e nem reduzir sua popularidade, assim como fez com o Snapchat, mas atualmente a empresa consegue competir mais acertadamente com o concorrente.

Unsplash/Kon Karampelas

Nem sucesso, nem fracasso - Facebook Namoro

Outra vez em que a Meta copiou outros aplicativos foi quando lançou o Facebook Namoro, ou Facebook Dating, para concorrer com plataformas como o Tinder. O recurso não foi um sucesso implacável, acabando com a concorrência, mas também não fracassou. A ferramenta existe desde 2018 e permanece funcionando na rede social.

Unsplash/Good Faces Agency

Fracasso - Hobbi

Esse foi um fracasso tão grande da Meta que talvez você nem se lembre dele. Em fevereiro de 2020, o aplicativo chegou para ser uma alternativa ao Pinterest, mas não emplacou e foi encerrado meses depois, em julho de 2020.

Unsplash/Szabo Viktor

Fracasso - Podcasts

Em 2021, o Facebook lançou uma série de recursos de áudio, incluindo podcasts, sobretudo para concorrer com o Clubhouse e com o Spotify. Diante do fracasso, a empresa encerrou grande parte dos recursos menos de um ano depois, mantendo outros de forma complementar a ferramentas já existentes.

Unsplash/William Krause

E o Threads?

Para conhecer mais sobre a nova rede social da Meta - e poder fazer suas apostas sobre se ela será um sucesso ou um fracasso - clique abaixo.

Reprodução/Google Play Store

Fique por dentro das notícias e acompanhe mais conteúdos do iG Tecnologia!

ig

Veja mais Top Stories