Threads: testamos o app e te contamos o que você vai encontrar por lá

Threads

Enquanto Elon Musk e Mark Zuckerberg não se enfrentam nos ringues na vida offline, a Meta lançou seu golpe digital para tentar nocautear o Twitter. Trata-se do Threads, a nova rede social do Instagram dedicada a publicações curtas de texto. O aplicativo foi liberado na noite desta quarta-feira (5) e, logo que foi lançado, já baixei e comecei a testá-lo. A seguir, te conto tudo o que você vai encontrar na nova rede social.

Unsplash/Jonas Leupe

O que você vai encontrar? O Twitter

A primeira impressão sobre o Threads não pode ser outra: a rede social é uma cópia do Twitter, como esperado. A não ser pelo logotipo criativo e que é animado toda vez que o feed é atualizado, nada na plataforma é autêntico. O feed tem cara de Twitter, as publicações têm cara de Twitter e os recursos são iguais aos do Twitter.

Unsplash/Jeremy Bezanger

Facilidade ao criar conta

Apesar de ser uma cópia do Twitter, o Threads merece crédito em uma coisa: nunca foi tão fácil começar a usar uma rede social. Como a plataforma importa tudo do Instagram (nome de usuário, perfil e até pessoas que você segue), logo de cara o feed já estava cheio de publicações. Não a toa, a rede social atingiu 30 milhões de usuários nesta manhã, horas após o lançamento.

Unsplash/Kate Torline

Facilidade ao criar conta

Por conta dessa facilidade e do número de pessoas que aderiram ao Threads, a experiência já começou boa - diferente de quando surgiram outras redes sociais, como Clubhouse ou BeReal, nas quais a gente tinha que ficar esperando os amigos criarem uma conta para alcançar um número suficiente de pessoas para que o feed se tornasse interessante. Assim que baixei o Threads, já segui todos os amigos do Instagram com um só clique e, pronto, meu feed já estava cheio de gente e pronto para roubar bons minutos - ou horas? - do meu tempo de tela.

Unsplash/Jenny Ueberberg

Quem é toda essa gente?

Assim como existe o lado bom de seguir todo mundo que você segue no Instagram, também existe o lado ruim. Como o algoritmo do Instagram filtra as publicações e acaba mostrando no feed apenas posts de uma pequena parcela das pessoas que seguimos, tem muita gente que acabamos esquecendo que seguimos. Quando entrei no Threads, comecei a ver uma enxurrada de publicações de pessoas que eu não costumo ver no Instagram - e muitas que eu nem lembrava quem eram.

Unsplash/Rob Hampson

Público diferente

Além disso, acho que todo mundo concorda que o perfil de pessoas que seguimos no Instagram é diferente do perfil de pessoas que seguimos no Twitter, - afinal, são plataformas completamente diferentes. Na minha experiência particular (e que eu acredito que se estende para muita gente), o Twitter sempre foi uma rede social muito mais para consumir notícias, saber das fofocas e me atualizar sobre as polêmicas do momento. Ou seja, a rede social dos assuntos gerais. No caso do Instagram, eu o vejo como a plataforma para saber da vida dos meus amigos e familiares, além de passar tempo consumindo conteúdos que têm a ver com os meus gostos. Ou seja, a rede social dos assuntos específicos.

Imagem%3A Reprodução/Instagram. Montagem%3A Dimítria Coutinho/iG

Bagunça

No Threads, parece que as coisas ficaram bagunçadas: é como se o tipo de publicação não estivesse combinando com o formato da rede social. Por isso, se você for usar o Threads e importar as pessoas que segue do Instagram, prepare-se para encontrar um Twitter cheio de parentes, colegas de escola que você não lembra quem são e influenciadores que até são engraçados em vídeos no Instagram, mas que se mostram nada interessantes em publicações de texto.

Dimítria Coutinho/Portal iG

Tem potencial

Apesar dessas críticas, para quem já estava de saco cheio do Twitter e das mudanças que Elon Musk causou nele nos últimos meses, o Threads parece ser uma opção interessante. Não porque eu acredito no papo de Zuckerberg de que a rede vai incentivar debates públicos de forma mais amigável que o concorrente, mas porque a Meta parece estar empenhada em bater de frente com o Twitter. E isso pode significar que, em breve, essa plataforma, por enquanto muito simples, ganhe novos recursos e se torne mais interessante. Talvez isso faça com que ela seja cada vez mais parecida com o Twitter; talvez isso a obrigue a ganhar uma identidade própria.

Unsplash/Jonas Leupe

Threads: vale a pena?

Para concluir essa lista de primeiras impressões em menos de 24 horas de Threads, eu diria que vale a pena experimentar o Threads. Antes disso, porém, saiba que se você criar uma conta e não gostar dela, é impossível exclui-la sem deletar o Instagram junto. Pelo amor ou pelo ódio, Zuckerberg arrasou na solução encontrada para manter os usuários ativos na nova rede social.

Dimítria Coutinho/Portal iG

Quer conhecer mais sobre o Threads? Clique no link abaixo e confira todos os detalhes!

Dimítria Coutinho/Portal iG

Fique por dentro das notícias e acompanhe mais conteúdos do iG Tecnologia!

ig

Veja mais Top Stories