Veja dicas para criar um perfil de sucesso no Instagram
Unsplash/Kate Torline
Veja dicas para criar um perfil de sucesso no Instagram

Além da rede social para ver posts de amigos e familiares e seguir celebridades, o Instagram também é conhecido por ser a plataforma na qual empresas divulgam seus produtos e serviços. No caso de pequenos negócios, algumas dicas de marketing digital podem ajudar os empreendedores a terem um perfil mais atrativo na rede social.

De acordo com a especialista em mídias sociais e fundadora da Like Marketing, Rejane Toigo, é essencial conhecer seu público e criar estratégias específicas para ele, ao invés de seguir um padrão que já existe em outros perfis.

"A estratégia de conteúdo deve englobar os objetivos do cliente e o estudo da concorrência, entre outros aspectos", comenta a especialista. A seguir, confira sete dicas para alavancar seu perfil comercial do Instagram.

1. Linhas editoriais educativas e culturais

A primeira dica é produzir conteúdos educativos e culturais, com alto poder de viralização, sobre temas relacionados ao seu negócio. Rejane exemplifica que uma cafeteria pode abordar assuntos como história do café, curiosidades sobre a bebida e diferenças entre sabores. Para isso, é possível criar Reels e carroséis de fotos no Instagram.

2. Reels criativos

"Apostar em vídeos curtos é uma boa tática para empresas que desejam atrair novos seguidores e admiradores", aconselha Rejane. Um exemplo citado pela especialista é a possibilidade de um estúdio de tatuagem criar vídeos que mostrem o processo de criação do artista e a realização da tatuagem.

3. Destaques do Instagram

Esse recurso do Instagram é essencial para que a empresa destaque todos os produtos e serviços oferecidos, além de tirar possíveis dúvidas que os clientes possam ter. Ainda no exemplo da cafeteria, Rejane comenta que o perfil pode destacar os métodos que costuma utilizar na preparação do café, assim como os principais itens do cardápio.

4. Cantinho instagramável

Para empresas que atuam diretamente com os clientes, como hotéis, restaurantes, salões de beleza e petshops, é possível criar um espaço no ambiente para que os clientes tirem fotos usando os produtos ou serviços da empresa. A divulgação dessas imagens pode ajudar no engajamento da empresa, que deve compartilhar as publicações dos clientes.

5. Parceria com influencers

Ainda sobre estratégias de divulgação, as parcerias com criadores de conteúdo são peça-chave. Segundo Rejane, porém, não é qualquer influenciador que serve. "A empresa deve procurar por influencers que tenham um público que combine com os produtos ou serviços oferecidos por ela", aconselha a especialista.

6. Estímulo à marcação nos stories

Se os clientes gostam do produto ou serviço oferecido pela empresa, eles mesmos podem ser um ótimo canal de divulgação da marca no Instagram. Por isso, é interessante estimulá-los a marcarem a localização da empresa ou seu perfil nos Stories.

7. Proposição de colaborações

Para ampliar a divulgação, Rejane sugere que pequenos negócios unam forças, beneficiando ambas as partes. "Um petshop pode fazer collabs com fornecedores de roupinhas e comidinhas para pets com conteúdo educativo e sugestão de produtos", exemplifica a especialista

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