O mercado de influenciadores tem crescido exponencialmente nos últimos anos. A popularização das redes sociais trouxe uma nova forma de conexão entre criadores de conteúdos e seus seguidores, abrindo portas para um novo tipo de trabalho com uma audiência global. No entanto, muitos desses produtores hoje buscam maneiras de monetizar suas criações de forma mais efetiva, para além do Instagram, TikTok ou Twitter, tendo o objetivo de impulsionar carreira e alcançar a independência financeira. É nesse contexto que surge o FanFever , a mais nova plataforma de monetização de conteúdos brasileira.
Com o propósito de desbancar concorrentes e oferecer uma experiência única para produtores e fãs, o FanFever chegou ao mercado em Julho deste ano com uma proposta ousada: ser uma plataforma aberta a criadores de conteúdos de todos os nichos, proporcionando uma experiência similar a de uma rede social que permite também compartilhar lifestyle. A plataforma possibilita que os usuários sigam seus produtores de conteúdos favoritos e tenham acesso a uma timeline com publicações exclusivas - além de conversas por mensagens privadas.
Mas o grande diferencial mesmo é a oportunidade de monetizar essa conexão com os fans por meio da venda de conteúdo pay-per-view (fotos, vídeos e stories por assinatura). Dessa forma, é possível gerar proximidade com conteúdos exclusivos e personalizados.
Monetização e liberdade financeira para produtores de conteúdos
Uma das maiores preocupações dos produtores de conteúdos é como transformar sua paixão em uma atividade rentável, proporcionando autonomia e independência financeira. O FanFever entende essa necessidade e se destaca no mercado ao oferecer uma das melhores taxas de transação: 90% dos lucros ficam com o produtor de conteúdos, permitindo que eles recebam o devido reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação com a monetização de audiência.
A possibilidade de sacar os valores diariamente é outro ponto positivo, pois garante que os produtores tenham acesso rápido aos seus ganhos. A plataforma ainda conta com um suporte 24 horas, oferecendo segurança e transparência para a audiência.
"O FanFever é muito prático de usar e fiquei bem impressionada com a conversão que tive com poucas divulgações. Eles comentaram que a parte de pagamentos era melhor que outras plataformas e pude sentir isso já nas minhas primeiras vendas e no feedback que alguns fãs me mandaram por mensagem privada”, compartilha a produtora de conteúdos Ericia Micarelli.
A influencer também ressalta a importância de ter uma ferramenta que facilite a criação de conteúdos, com variados formatos para os mais diversos públicos. “Ah, é uma mescla real que eu mesma faço com meu próprio celular, até um pouco amador, que mostra quem eu realmente sou, com conteúdos profissionais e ensaios mais caprichados”.
Formatos inovadores para monetização de conteúdo
É inegável que a diversidade e liberdade individual são fundamentais para o sucesso de qualquer produtor de conteúdos. No FanFever , os produtores têm autonomia para escolher como monetizar seu trabalho. Eles podem oferecer produções gratuitas ou pagas, com diferentes formatos de interação. Os conteúdos pagos, por sua vez, podem ser disponibilizados por meio de assinaturas mensais ou pela venda de conteúdos (fotos, vídeos e stories) avulsos.
Adicionalmente, os produtores de conteúdos também podem cobrar por mensagens privadas recebidas - o que lhes permite personalizar ainda mais a interação com seus fãs. Essa flexibilidade oferecida pela plataforma amplia as possibilidades de faturamento e permite que os produtores alcancem diferentes públicos e níveis de engajamento.
Já os ganhos potenciais no FanFever são ilimitados, mas dependem de diversos fatores relacionados ao produtor de conteúdos. Entre eles, estão o tamanho da audiência e a qualidade e frequência do conteúdos publicado, além da divulgação da plataforma para o público e a quantidade de plataformas em que o produtor direciona os seus seguidores.
A média de conversão de assinaturas em sites desse tipo varia de 0,5% a 5% do total de seguidores. Considerando uma assinatura média de R$30,00, é possível estimar os lucros potenciais para produtores com diferentes tamanhos de audiência. Por exemplo, um produtor com 100.000 seguidores poderia lucrar entre R$13.500,00 e R$27.000,00 por mês, dependendo da taxa de conversão alcançada.
Tecnologia de ponta e sistema antifraude personalizado
Outro grande aspecto que coloca o FanFever à frente de seus concorrentes é a tecnologia de pagamentos e o sistema antifraude personalizado. Enquanto algumas plataformas nacionais utilizam soluções prontas que podem resultar em baixa rentabilidade para os produtores, o FanFever optou por uma solução própria de pagamentos, com uma taxa de aprovação 12% superior ao mercado e uma renovação de assinaturas 13% maior.
O sistema antifraude também é uma prioridade para a plataforma, que desenvolveu sua própria solução após anos de experiência no mercado e milhões de transações bem-sucedidas. Com todas as certificações necessárias e comunicação direta com as processadoras de cartão de crédito, o FanFever garante mais eficiência nas transações e reduz a taxa de estorno a praticamente zero.
O Diferencial do Mercado Brasileiro
Comparado aos concorrentes internacionais, o FanFever se mostra ainda mais vantajoso para os produtores de conteúdos brasileiros. Muitas plataformas internacionais enfrentam dificuldades ao atender o público nacional devido à conversão de moeda e ao sistema antifraude não regionalizado. Com o FanFever os produtores de conteúdos brasileiros têm acesso a uma plataforma eficiente, totalmente adaptada ao mercado nacional, permitindo que eles consigam elevar o alcance dos seus conteúdos, tendo um público maior que amplie suas oportunidades de lucro.