Qual a melhor rede móvel do Brasil? Essa é uma pergunta difícil de ser respondida, já que há vários critérios para definir a qualidade do sinal de internet. De acordo com o último relatório da OpenSignal, publicado em julho referente a dados coletados em maio, a Tim dá indícios de ser a campeã, mas Claro e Vivo saem na frente em alguns aspectos, sobretudo relacionados à velocidade.
Dos 14 critérios analisados pela OpenSignal, a Tim se saiu melhor em seis e empatou em um; a Claro foi a vencedora em cinco; e a Vivo venceu dois e empatou um.
Consistência e cobertura
Quando o assunto é consistência, a grande vencedora da categoria Qualidade Consistente é a Tim. "A Qualidade Consistente é uma métrica crítica que mede com que frequência a experiência dos usuários em uma rede é suficiente para atender aos requisitos dos vários aplicativos comumente mais exigentes usados para uma variedade de tarefas. Ela mede velocidade de download, velocidade de upload, latência, instabilidade, perda de pacotes, tempo até o primeiro byte e o porcentual de testes realizados e malsucedidos devido a um problema de conectividade ao baixar arquivos ou no componente de resposta do servidor", afirma a OpenSignal.
Isso significa que a Tim oferece a internet mais estável do Brasil, conseguindo manter um padrão de qualidade apesar de adversidades.
Além da consistência, a Tim é a campeã em cobertura no país, incluindo a disponibilidade da rede 5G. A cada 10 locais que os usuários da Tim visitam, eles conseguem se conectar ao 5G em, em média, 4,2 deles. No caso da Claro, esse número cai para 3,1; já com a Vivo, a taxa é de 2,6.
Experiência geral
Dentre os cinco critérios gerais da experiência do usuário, a Claro é a vencedora em três: jogos, velocidade de download e velocidade de upload. Esses são critérios que a operadora está acostumada a sair na frente das rivais, de acordo com a OpenSignal.
O relatório aponta, porém, que a Vivo é a operadora que mais vem melhorando nos quesitos relacionados à velocidade, chegando mais perto da Claro. Confira os números:
Velocidade de download
- Claro - 23.7 Mbps
- Vivo - 22.5 Mbps
- Tim - 21.3 Mbps
Velocidade de upload
- Claro - 8.1 Mbps
- Vivo - 8.0 Mbps
- Tim - 7.9 Mbps
Ainda sobre os critérios gerais da experiência do usuário, a Tim é a campeã em experiência com aplicativos de voz e experiência com vídeos. Neste segundo critério, a operadora assumiu a liderança que antes era da Claro.
"A Tim é a única operadora no Brasil a se classificar como Boa em Experiência com Vídeos. Isso significa que os usuários são, em média, capazes de transmitir vídeos em 720p ou mais, com tempos de carregamento satisfatórios e baixa perda de rendimento", diz o relatório.
5G
Já na experiência com 5G, a Vivo é vencedora em dois critérios e empata em um com a Tim, enquanto a Claro sai na frente em dois aspectos. O quesito em que Vivo e Tim empatam é em experiência com vídeos no 5G. Já a Claro é campeã em jogos e aplicativos de voz.
Em ambas as categorias de velocidade no 5G, a Vivo é campeã. Confira:
Velocidade de download no 5G
- Vivo - 403.2 Mbps
- Tim - 351.1 Mbps
- Claro - 301.6 Mbps
Velocidade de upload no 5G
- Vivo - 35.9 Mbps
- Tim - 29.3 Mbps
- Claro - 29.1 Mbps