WhatsApp: com fotos em HD, veja 4 maneiras de economizar espaço no app

Fotos em HD

O WhatsApp liberou um novo recurso nesta quinta-feira (17) que permite que usuários enviem e recebam fotos em HD. Para atingir melhor definição, porém, as imagens em HD ocupam mais espaço na memória do celular. A seguir, confira como economizar espaço ao utilizar o mensageiro.

Unsplash/AARN GIRI

Primeira dica: tenha cautela com as fotos em HD

Para economizar memória e uso de dados móveis, o WhatsApp mantém, por padrão, o envio de fotos em qualidade mediana. Para enviar uma foto em HD, portanto, é necessário selecionar o recurso em cada imagem. Diante disso, uma dica importante é só usar o recurso quando ele for necessário, como para enviar fotos de um momento importante, por exemplo.

Captura de tela

Primeira dica: tenha cautela com as fotos em HD

Essa dica vale também na hora de receber fotos. Se você estiver com a internet fraca e receber uma foto em HD, o WhatsApp vai perguntar se você realmente deseja recebê-la em alta definição ou se quer recebê-la em qualidade mediana. Nesse caso, é interessante não baixar a imagem em HD. Além disso, se você não baixa fotos automaticamente (veja a dica 2), é possível ver quais fotos estão em HD (imagem abaixo) e decidir se quer, ou não, fazer o download.

Captura de tela

Segunda dica: não baixe todas as fotos e vídeos

Nas configurações do WhatsApp (menu de três pontinhos, depois Configurações, depois Armazenamento e dados), mude o download automático de arquivos de mídia. Nessa tela, é possível impedir que imagens, vídeos, áudios e documentos sejam baixados automaticamente tanto no Wi-Fi quanto durante o uso de dados móveis. Impedir o download automático ajuda a economizar tanto memória quanto internet. Assim, você pode escolher quais vídeos e fotos baixar quando recebê-los (como mostrado na dica anterior), impedindo que seu celular fique lotado de imagens de "bom dia", por exemplo.

Captura de tela

Terceira dica: apague arquivos grandes

Nas configurações do WhatsApp (menu de três pontinhos, depois Configurações, depois Armazenamento e dados, depois Gerenciar armazenamento), dá para apagar vídeos que ocupam muito espaço ou mídias compartilhadas com frequência. Clicando em cada uma dessas pastas, dá para escolher o que apagar e liberar espaço rapidamente. Além disso, também é possível apagar conversas inteiras.

Captura de tela

Quarta dica: use as mensagens temporárias a seu favor

Na mesma tela da dica anterior, é possível ativar as mensagens temporárias em algumas conversas. Assim, o conteúdo é deletado frequentemente e deixa de ocupar memória do celular. Lembre-se, porém, de ativar esse recurso apenas em conversas que você não precisa ou quer guardar as informações.

Captura de tela

Fotos não são enviadas em HD por padrão

Agora que você já sabe que o novo recurso do WhatsApp deve ser usado com cautela para não acabar com a memória do celular, veja abaixo como ativá-lo em fotos específicas de momentos especiais.

Unsplash/Mourizal Zativa

Fique por dentro das notícias e acompanhe mais conteúdos do iG Tecnologia!

ig

Veja mais Top Stories