A Agência Nacional de Frequências (ANFR) da França comunicou nesta sexta-feira (29) que aprovou uma atualização proposta pela Apple para corrigir o problema de radiação do iPhone 12
, que teve as vendas suspensas no país.
De acordo com a ANFR, a atualização mantém os níveis de radiação do iPhone 12 dentro dos limites regulamentados. Agora, cabe à Apple distribuir o update para todos os usuários franceses do smartphone. Só depois disso, a proibição de vendas do modelo será revertida.
A suspensão das vendas do iPhone 12 aconteceram na França no início do mês, após o órgão identificar níveis de radiação acima dos permitidos nos testes de taxa de absorção específica (SAR, na sigla em inglês).
Essa taxa representa a quantidade de energia eletromagnética emitida por aparelhos de comunicação sem fio, como celulares e tablets, que o tecido do corpo humano absorve. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda limites de SAR considerados não prejudiciais à sáude, que são adotados por agências reguladoras de telecomunicações mundo afora.
Após a descoberta da agência francesa e a consequente suspensão das vendas, agências de outros países também voltaram seus olhares para o iPhone 12.
Procurada, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou ao portal iG que recebeu as informações da Apple.
"O iPhone 12 foi aprovado nos testes feitos no Brasil. Sem embargos, a Anatel oficiou à Agência Nacional de Frequências da França e está aguardando os dados técnicos para averiguar o que ocorreu", informa a Anatel.