Neste final de semana, o Twitter começou a implementar um novo formato de anúncios que não pode ser bloqueado pelos usuários e que não oferece qualquer tipo de transparência.
O novo formato apareceu para diversos usuários da rede social, que agora se chama X. Os novos anúncios aparecem em meio a outras publicações no feed, mas não é possível ver quem postou, já que a "foto de perfil" mostra apenas uma miniatura da foto principal da propaganda.
Além disso, não é possível curtir, comentar, compartilhar, bloquear ou denunciar essas publicações promovidas. Não há qualquer tipo de ferramenta de transparência, como a possibilidade dos usuários saberem quem está por trás do anúncio ou por que ele está sendo mostrado para aquela pessoa. Veja um exemplo:
O site especializado Mashable analisou algumas das propagandas veiculadas no Twitter neste novo formato e afirma que o tipo de conteúdo anunciado é de "spam ou baixa qualidade". A maioria dos anúncios têm títulos chamativos para forçarem os usuários ao clique.
Por enquanto, o Twitter não comentou oficialmente sobre o novo formato, que chega em meio a uma crise de anunciantes na plataforma. Desde que Elon Musk assumiu o comando da rede social, a empresa não responde a solicitações da imprensa.