A OpenAI, empresa dona do ChatGPT
, anunciou nesta segunda-feira (6) uma plataforma para que as perssoas criem versões personalizadas da ferramenta de inteligência artificial.
A novidade, chamada de GPTs, estará disponível dentro das próximas semanas, quando os usuários poderão criar versões do ChapGPT para funções específicas, sem a necessidade de codificação.
Os GPTs ficarão disponíveis na GPT Store, e os criadores das versões receberão dinheiro da OpenAI de acordo com o uso de cada GPT - os valores ainda não foram especificados pela empresa.
Para usar os GPTs, será necessário ser assinante do ChatGPT Plus, que custa US$ 20 por mês (cerca de R$ 100 em conversão direta).
Além dos GPTs públicos, clientes corporativos da OpenAI também poderão criar versões internas para seus funcionários.
"Desde o lançamento do ChatGPT, as pessoas têm solicitado maneiras de personalizar o ChatGPT para se adequar às formas específicas de uso", disse OpenAI em comunicado. "Lançamos instruções personalizadas em julho que permitem definir algumas preferências, mas os pedidos de mais controle continuaram chegando. Muitos usuários avançados mantêm uma lista de prompts e conjuntos de instruções cuidadosamente elaborados, copiando-os manualmente para o ChatGPT. Os GPTs agora fazem tudo isso por você".