A empresa de foguetes SpaceX lançou nesta manhã de sábado (18), o foguete Starship (apontada como a mais poderosa do mundo). Não há tripulação embarcada.
A SpaceX informou que, após a separação dos estágios, perdeu contato com a cápsula da Starship (parte superior da nave). Ainda assim, a empresa considerou o teste um sucesso.
O propulsor da nave explodiu logo após se separar da cápsula. Na transmissão, a SpaceX admitiu que isso não era programado, mas afirmou que sabia desta possibilidade.
"Sabíamos que o hot-staging seria incrivelmente dinâmico. Sabíamos que havia uma chance de o propulsor não resistir. Mas vamos pegar estes dados e descobrir como tornar o propulsor melhor para o próximo hot-staging'", disse a apresentadora da transmissão.
A empresa disponibilizou no microblog X (antigo Twitter) o link para acompanhamento ao vivo.
Confira abaixo
Trata-se da segunda tentativa de realizar um voo bem-sucedido com a nave. A primeira foi em abril. O equipamento explodiu antes de atingir a órbita terrestre. Não havia tripulação.
O lançamento deve ocorrer da base aérea em Boca Chica, no Texas (EUA). A previsão do voo é de 1h30 de duração.
A empresa divulgou em sua página que o primeiro teste de voo da Starship forneceu “inúmeras lições” aprendidas que contribuíram diretamente para várias atualizações do veículo e da infraestrutura terrestre para aumentar a probabilidade de sucesso em voos futuros.