CES 2024 tem início nesta terça-feira, mas alguns produtos foram apresentados ontem
Divulgação/CES
CES 2024 tem início nesta terça-feira, mas alguns produtos foram apresentados ontem

A Consumer Electronics Show (CES) 2024, maior feira de tecnologia do mundo, começa oficialmente nesta terça-feira (9), em Las Vegas, nos Estados Unidos. O evento dura até o final da semana, e algumas marcas já mostraram novidades ao mundo na véspera do início da feira.

Neste ano, os principais temas discutidos na CES são inteligência artificial, segurança humana para todos, mobilidade e sustentabilidade. Ao longo da semana, mais de 4 mil expositores passarão pela feira mostrando novos produtos.

A CES costuma ser o evento que dita o ano da indústria de tecnologia, já que é palco, logo em janeiro, de apresentações inovadoras de soluções que, posteriormente, podem chegar ao mercado.

CES 2024: o que há de novo

Nesta segunda-feira (8), véspera do início do evento, algumas marcas já mostraram novidades para o mundo.

A LG se destacou ao revelar uma TV transparente, a Signature OLED T. A ideia da marca é que a TV seja mais integrada ao ambiente, mostrando o que está por trás dela. O aparelho é completamente transparente e funciona quase sem fios; quando ligado, trata-se de um televisor.

Se o usuário não quiser que o dispositivo fique transparente, é possível escolher quadros ou paisagens para serem mostrados enquanto a TV não está sendo usada. O modelo estará disponível no mercado ainda neste ano. Veja:

Ainda sobre televisores, a TCL apresentou um modelo gigantes de 115 polegadas da sua TV QM8 Mini LED, enquanto a Samsung revelou a primeira tela MicroLED transparente do mundo. Por enquanto, trata-se de um protótipo, mas a invoação pode futuramente ser incorporada em diversos dispositivos, como TVs e monitores.

Além de televisões, as marcas também apresentaram novidades para casas inteligentes. Foi o caso da Philips, que mostrou uma fechadura que faz o reconhecimento da palma da mão, e a Philips, que revelou uma fechadura com reconhecimento facial - diferente das campainhas de vídeo, já que não tem tela mostrando a imagem de uma câmera.

Outra grande novidade da CES 2024 é que a Wi-Fi Alliance anunciou que está oficialmente certificando dispositivos compatíveis com o Wi-Fi 7, abrindo espaço para a nova geração da rede. Ainda este ano, novos produtos com o padrão devem ser lançados, aumentando a velocidade e a eficiência.

Foco em inteligência artificial

Durante toda a semana, a inteligência artificial (IA) deve ser o maior assunto da CES 2024. A LG, por exemplo, já anunciou sua própria IA, que preferiu chamar de "inteligência afetiva", alegando que os sistemas devem ser mais "atenciosos, empáticos e compreensivos" no futuro. Já a Volkswagen anunciou que vai lançar carros com o ChatGPT instalado de fábrica ainda este ano.

Em parceria, a Getty Images e a Nvidia anunciaram uma  IA generativa  criada para gerar imagens a partir de solicitações de texto utilizando bancos de fotos existentes.

"Este ano, na CES, estamos entusiasmados em destacar o papel crítico que a tecnologia desempenha para melhorar todos os aspectos da experiência humana. A CES 2024 será o centro onde os líderes empresariais se encontram, sonham e resolvem", afirma Gary Shapiro, presidente e CEO da Consumer Technology Association (CTA) .

Nos próximos dias, marcas como Garmin, Intel, Qualcomm e Walmart devem apresentar novidades no campo da inteligência artificial. Outras empresas que aparecerão nos palcos da CES 2024 são Netflix, Panasonic, Realme, Samsung, Razer e Asus.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!