Nesta quarta-feira (14), o TikTok anunciou que vai intensificar as barreiras contra fake news na plataforma, além de aumentar a luta contra operações de influência secreta neste período que antecedem as eleições para o Parlamento Europeu. As eleições estão previstas para acontecerem em junho deste ano.
De acordo com a plataforma, eles pretendem criar uma seção no aplicativo que servirá como "centros eleitorais”. Ele é baseado em um trabalho iniciado em 2021, e que ganhou mais força em 2023 quando Grécia, Holanda, Polônia, Eslováquia e Espanha foram às urnas. Nela, os eleitores conseguem se informar melhor sobre como funciona o processo eleitoral.
A disseminação das chamadas "fake news" tem sido uma grande preocupação para governos e políticos ao redor do mundo. Isso cresceu com o surgimento dos deepfakes gerados por inteligência artificial (IA), que podem acabar influenciando as eleições.
A empresa informou que 30% dos parlamentares do Parlamento Europeu possuem contas no TikTok. Em entrevista a um blog, o chefe de confiança e segurança da TikTok na região EMEA, Kevin Morgan, afirmou: "No próximo mês, lançaremos um Centro Eleitoral no aplicativo, no idioma local para cada um dos 27 Estados-membros da UE, para garantir que as pessoas possam separar facilmente os fatos da ficção".
Ele continua: "Trabalhando com comissões eleitorais locais e organizações da sociedade civil, estes Centros Eleitorais serão um local onde a nossa comunidade poderá encontrar informações confiáveis e autorizadas".
A plataforma já trabalhou com verificadores de notícia, visando a produção de vídeos educativos sobre o processo eleitoral que foram disponibilizados nesses e centros eleitorais.
Segundo Morgan, o TikTok trabalha com nove organizações de verificação de fatos na Europa, mas que o objetivo é expandir a rede de checagem de fatos, e lançar nove campanhas adicionais de alfabetização midiática este ano.
Além disso, é esperado que a plataforma introduza relatórios dedicados às operações de influência secreta nos próximos meses. Isso fará com que a transparência da rede social cresça.