O Spotify revelou, neste domingo (7), que está testando um sistema de inteligência artificial (IA) para criar playlists via comandos de texto.
De acordo com a empresa, o usuário poderá criar suas listas de reproduções a partir de prompts de comando similares aos do ChatGPT, Gemini e Copilot, sem a necessidade de selecionar música por música.
Até o momento, apenas a versão beta do recurso está disponível para assinantes em um grupo selecionado de países.
Como vai funcionar?
Segundo a plataforma de streaming, com essa funcionalidade, basta inserir comandos de texto, como "músicas para um domingo chuvoso", "músicas animadas para a academia" ou "músicas para uma viagem de carro", para criar as playlists.
"Você pode usar prompts que referenciam lugares, animais, atividades, personagens de filmes, cores e até mesmo emojis. As playlists mais bem-sucedidas são geradas com prompts que contêm uma combinação de gêneros, estados de espírito, artistas ou décadas. É uma ferramenta totalmente nova, ainda em fase beta, então continuaremos a iterar e inovar na experiência. Fique atento para o que está por vir!", diz o site da plataforma.
Após o usuário fornecer os prompts, o Spotify utiliza um algoritmo de IA para selecionar as músicas e, em seguida, apresentá-las em uma lista dentro do aplicativo. Se precisar de ajustes, o usuário pode simplesmente enviar comandos como "adicionar mais músicas pop", "tornar a playlist mais tranquila", "quero mais energia" na caixa de texto até personalizá-la conforme suas preferências.
A playlist fica salva na biblioteca do usuário, assim como as demais. Dessa forma, ele pode reproduzi-la ou editá-la quando desejar.
Passo a passo
O recurso IA Playlist pode ser acessado ao clicar no botão "+" na biblioteca.
No menu haverá três opções: criar playlist, mesclar e o novo IA Playlist — que está atualmente em fase beta.
Ao selecionar o IA Playlist em teste, você será direcionado para uma tela onde poderá inserir o prompt desejado.
Recurso não está disponível no Brasil
Por ora, os brasileiros ainda não conseguem aproveitar a IA para montar suas playlists. A plataforma liberou o recurso apenas para usuários da Austrália e do Reino Unido durante o período inicial de testes.
Além disso, a novidade está limitada aos aplicativos para Android e iOS, ainda indisponível para as versões web e para Windows, macOS e Linux.
Ainda não há previsão de liberação do recurso para o Brasil e outros países.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp