X (antigo Twitter)
Bruno De Blasi
X (antigo Twitter)

O representante e administrador da rede social "X" no Brasil, Diego de Lima Gualda, renunciou ao cargo, segundo o documento da Junta Comercial de São Paulo.

A abdicação ocorreu no dia 8 de abril, dois dias após o dono da rede social, Elon Musk, atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes .

Gualda foi nomeado como representante do X no Brasil em agosto de 2023. O documento cadastral da empresa diz que ele foi resignado como procurador e administrador da plataforma no país.

O advogado já foi diretor jurídico do antigo Twitter no Brasil e também representante do Yahoo.

No dia 6 de abril, Elon Musk acusou Moraes de "trair descaradamente e repetidamente a Constituição e o povo do Brasil" em post no X, além de ameaçar desbloquear os perfis de usuários inativados na plataforma pela Justiça.

Nos últimos anos, o ministro determinou o bloqueio de perfis que espalhavam desinformação na rede social, como o do empresário Luciano Hang e do blogueiro de extrema-direita Allan dos Santos.

O bilionário denunciou ainda uma suposta "censura agressiva" que "viola a lei e a vontade do povo brasileiro".

No domingo (7), Moraes abriu um inquérito contra Elon Musk e ordenou que o X obedeça a Justiça Brasileira . O ministro estabeleceu uma multa de R$ 100 mil para cada perfil que for reativado de forma irregular.

"Na presente hipótese, portanto, está caracterizada a utilização de mecanismos ilegais por parte do 'X'; bem como a presença de fortes indícios de dolo do CEO da rede social 'X', Elon Musk, na instrumentalização criminosa anteriormente apontada e investigada em diversos inquéritos", escreveu Moraes.

Em letras maiúsculas na decisão, o ministro escreveu: "AS REDES SOCIAIS NÃO SÃO TERRA SEM LEI! AS REDES SOCIAIS NÃO SÃO TERRA DE NINGUÉM!"

Após a determinação dos ministros, Elon Musk continuou os ataques. O dono do X fez uma série de postagens a respeito do seu embate com as autoridades brasileiras entre a noite de quarta-feira (10) e a madrugada de quinta-feira (11). Em uma das publicações, ele chamou Moraes de ditador. 

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!