Robô Atlas é aposentado após 11 anos
Reprodução/Youtube
Robô Atlas é aposentado após 11 anos

Um dos robôs humanoides mais queridos e famosos do mercado, o Atlas, da Boston Dynamics, acaba de ser oficialmente aposentado pela companhia após 11 anos de desenvolvimento.

A princípio, Atlas foi projetado para realizar missões de busca e resgate em áreas consideradas perigosas para humanos. Contudo, o desenvolvimento do robô o levou a ficar mundialmente conhecido como o humanoide de diversas habilidades: dançar, correr, praticar parkour, dar piruetas e muito mais.

Apesar de nunca ter sido comercializado e do sistema hidráulico ser considerado 'obsoleto' para robôs, Atlas estava na lista de robôs mais avançados que existem.

A aposentadoria do humanoide da Boston Dynamics surpreendeu o mercado, uma vez que a companhia divulgou, ainda em fevereiro, vídeos com novos talentos dele, como a habilidade de trabalhar em uma linha de produção automotiva.

Vídeo de despedida

Para encerrar o ciclo de Atlas com chave de ouro, a Boston Dynamics - propriedade da Hyundai desde 2021 - publicou um vídeo para registrar a trajetória do humanoide. Além de mostrar a evolução do robô, o vídeo é também um bem-humorado compilado de "erros de gravação", de momentos que ele acabou caindo ou escorregando. Confira:

"Por quase uma década, o Atlas despertou nossa imaginação, inspirou as próximas gerações de roboticistas e ultrapassou barreiras técnicas na área", diz a descrição do vídeo no YouTube. "Agora é hora do nosso robô hidráulico Atlas descontrair e relaxar."

Sucessor

A aposentadoria de Atlas surpreendeu a todos de início. Porém, um dia após anunciar a pausa no desenvolvimento do humanoide, a companhia já divulgou informações sobre o seu sucessor. E a maior novidade dele é o sistema elétrico em vez do hidráulico, além de uma aparência mais robusta, movimentos mais fluidos e abertos.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!