A mancha solar AR3664 voltou a ser pauta entre os cientistas. A explosão solar que, recentemente, atingiu a Terra parece ter um novo alvo: Marte.
"Observando as medições da explosão de Marte, está é de longe a maior explosão que vimos. Ainda não analisamos as medições atmosféricas, mas com base em eventos anteriores esperamos que a explosão aqueça e ionize rapidamente a atmosfera superior de Marte, fazendo com que a temperatura atmosférica superior duplique por algumas horas e inflando todo o hemisfério iluminado pelo dia em dezenas de quilômetros", disse o Dr. Ed Thiemann, heliofísico da Universidade de Colorado, ao site Space.
Tal como a Terra, Marte sofrerá impactos assim que a explosão solar chegar ao planeta, e tal ação pode culminar em uma aurora em escala global
No entanto, ao contrário da atmosfera da Terra, Marte não possui um campo magnético para protegê-lo das partículas sobrecarregadas. E, portanto, cabe aos cientistas a máxima observação para estudar ainda mais a atmosfera superior de Marte.
Os cientistas estão ansiosos para o evento e afirmam que a explosão em Marte pode acarretar em uma série de impactos para os outros planetas.