A Blue Origin, empresa de turismo espacial do bilionário Jeff Bezos, vai retomar os voos neste domingo (19), depois de dois anos. O lançamento do foguete New Shepard aconteceu no Texas, às 10h30 (horário de Brasília).
A missão NS-25 decolou com seis tripulantes ao espaço. Uma delas é o capitão aposentado da Força Aérea americana Edward Dwight que, há 60 anos, foi o primeiro homem negro escolhido para orbitar a terra - o que ele não fez, pois acabou sendo preterido depois.
O último voo da Blue Origin aconteceu em agosto de 2022. Um mês depois, um foguete da empresa caiu devido a uma falha após o lançamento. Não houve feridos.
O voo
A Blue Origin realizou um voo suborbital, no qual a nave ultrapassa a Linha de Kármán, situada a 100 quilômetros de altitude e considerada por convenção o início do espaço.
A viagem dura cerca de 10 minutos e, em determinado momento, a tripulação pode experimentar a sensação de gravidade zero. Este foi o 25º lançamento de um foguete da Blue Origin e o 7º com passageiros.
Veja imagens:
A empresa espacial de Jeff Bezos, considerada uma rival em potencial para a SpaceX, de Elon Musk, também pretende enviar humanos à Lua ainda nesta década - para isso, está construindo um grande foguete de classe orbital.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.