Nesta sexta-feira (21), ocorrerá um fenômeno lunar extremamente raro, que acontece aproximadamente a cada duas décadas: "a grande paralisação lunar".
Esse fenômeno, também conhecido como lunísticio, ocorre quando a Lua alcança sua posição mais alta no céu, dando a impressão de estar parada para as pessoas que habitam na Terra.
Como isso ocorre?
Esse evento se dá quando as inclinações da Lua e da Terra atingem seu ponto máximo. Nessa configuração, a Lua nasce no ponto mais ao nordeste do horizonte e se põe na posição mais a noroeste. Isso resulta em um período mais longo de permanência da Lua no céu.
O fenômeno só acontece a cada 18 anos e seis meses e terá início nesta sexta-feira (21), que será o melhor dia para observação, pois coincidirá com a Lua Cheia.
No Brasil, não será possível visualizar o fenômeno diretamente, mas haverá uma transmissão ao vivo da grande paralisação a partir de Stonehenge, o famoso monumento de pedras no Reino Unido.
A exibição a partir de Stonehenge se deve à conexão entre a arquitetura do monumento e os corpos celestes. De acordo com a empresa que administra o local, a English Heritage, acredita-se que a construção foi influenciada por uma grande paralisação lunar, pois alguns dos seus eixos se alinham com a posição da Lua durante o fenômeno.
A transmissão começará às 17h30 pelo horário de Brasília, no canal da English Heritage. Acompanhe abaixo:
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp