O Google vai disponibilizar o Relatório da Dark Web às centenas de milhões de usuários no final de julho. Isto significa que, em breve, você saberá onde é que os seus dados pessoais chegaram de forma online.
Atualmente, o Relatório da Dark Web do Google só está disponível para os clientes que pagam por uma conta do Google One. No entanto, a partir do final deste mês, a empresa disponibilizará o serviço a qualquer pessoa com uma conta, seja ela paga ou não.
O que será descoberto?
Milhões de pessoas receberão um aviso quando o seu endereço eletrônico, data de nascimento, senha e outros dados sensíveis forem divulgados em um contexto de violação de dados .
Onde estará disponível?
Ainda não foi divulgado onde será possível visualizar o relatório, mas especialistas apostam que será na seção de segurança da página 'Minha conta' no Google.
Como funciona?
Para verificar se suas informações foram comprometidas em uma violação de dados, você precisa primeiro criar o que o Google chama de perfil de monitoramento.
Por padrão, será pedido seu nome, data de nascimento e endereço de e-mail do Gmail. O Google também permite que você adicione outras informações ao seu perfil de monitoramento, como seu endereço físico, endereços de e-mail adicionais e números de telefone.
Depois de fornecer essas informações, o Google busca por correspondências nos dados que foram expostos na dark web como resultado de violações de segurança.
Dessa forma, o usuário receberá um resumo imediato mostrando quantas violações de dados incluíram suas informações e que tipo de dados foram comprometidos.
Além disso, será possível clicar em cada categoria para saber mais sobre as violações específicas que envolveram suas informações pessoais.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.