O Google anunciou o encerramento da fabricação do Chromecast , aparelho usado para transformar televisões comuns em Smart TVs . O dispositivo está a venda desde 2013, e vendeu, até agora, mais de 100 milhões de unidades.
A empresa explicou que o Chromecast foi inventado para ser solução para a época que saiu. O objetivo era facilitar o acesso a aplicativos pela televisão e melhorar os que eram oferecidos.
Os Chromecast vendidos não deixarão de funcionar, como anunciou a empresa: "Não há alterações em nossa política de suporte para dispositivos Chromecast existentes, com atualizações de software e segurança contínuas para dispositivos mais recentes.”
TV Streamer
O plano do Google é substituir o Chromecast por outro aparelho, o TV Streamer . A ideia é usar uma tecnologia semelhante em base, porém, mais evoluída:
"Estamos dando o próximo passo na evolução de como os dispositivos de streaming de TV podem adicionar ainda mais recursos à sua smart TV, construídos sobre a mesma tecnologia Chromecast", explicou.
O novo aparelho não apenas funcionará como um conversos para smart tv , mas também poderá se conectar com dispositivos inteligentes, como lâmpadas, termostatos e diversos outros aparelhos.
O TV Streamer também tem armazenamento maior (32 GB), sistema mais rápido, navegação facilitada e interface melhorada. Além disso, utilidades como indicações ajudarão a melhorar indicações e leituras de algoritmo.
O aparelho entrará à venda nos EUA por US$ 99, cerca de R$ 570. Porém, ainda não foi anunciado o valor no Brasil.