A Agência Espacial Europeia (ESA) revelou uma descoberta curiosa na superfície de Marte : uma formação que lembra um "sorriso" . A imagem, capturada pelo ExoMars Trace Gas Orbiter da ESA, exibe uma configuração intrigante de depósitos antigos de cloreto de sal ao redor de crateras, o que despertou especulações sobre possíveis sinais de vida no planeta vermelho .
A foto publicada no Instagram da ESA mostra uma tonalidade roxada que remete a um emoji sorridente, resultado de depósitos de sal antigos formados por corpos d'água há bilhões de anos. Segundo a ESA, “Esses depósitos, remanescentes de antigos corpos d'água, podem indicar zonas habitáveis do passado de Marte.”
Além de seu apelo estético, a descoberta tem um propósito mais profundo. As imagens fazem parte de um estudo publicado em agosto que mapeou quase 1.000 desses depósitos de sal por todo o planeta, conhecido por seu papel na exploração astrobiológica. Embora a dimensão exata do “sorriso” ainda não seja conhecida, os depósitos variam entre 300 e 3.000 metros de largura, de acordo com o relatório na Scientific Data.
Veja galeria de fotos
A pesquisa sugere que esses depósitos podem oferecer condições ideais para a atividade biológica e preservação, tornando-os alvos primários para futuras explorações astrobiológicas. O cientista planetário da ESA, Valentin Bickel, explicou que a presença de depósitos de sal, devido à sua solubilidade em água, “é um marcador do passado aquático de Marte e pode indicar o último momento em que uma região esteve coberta por água.”
De acordo com Bickel, os depósitos de sal provavelmente se formaram a partir de “um lago raso ou solução salina” que evaporou sob a luz solar. “As pessoas usam um método semelhante para produzir sal para consumo humano em piscinas de água salgada na Terra”, acrescentou.
Por enquanto, especialistas estão satisfeitos em ver o “sorriso” de Marte e como ele pode contribuir para a nossa compreensão sobre o passado do planeta. “Às vezes, os depósitos de sal em Marte parecem sorrir de volta para você,” concluiu a ESA.