Usuários relataram na manhã desta quarta-feira (18) que conseguiram acessar o X
, antigo Twitter
, pelo aplicativo na versão mobile, tanto em sistemas Android quanto iOS. A rede social está proibida de funcionar no Brasil desde o dia 30 de agosto, após decisão do ministro Alexandre de Moraes
, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Até o momento, ainda não há confirmação sobre a liberação do serviço pela Justiça ou uma explicação oficial. A volta não está disponível para todos usuários e nem é completa: pessoas que tiveram acesso à rede informaram erro de carregamento de imagens e vídeos.
Em pronunciamento, a Anatel disse que não houve alteração na decisão e que está verificando o ocorrido. De acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF) , a liberação da plataforma se trata de uma instabilidade.
"O Supremo Tribunal Federal (STF) está checando a informação sobre o acesso ao X por parte de alguns usuários. Aparentemente é apenas uma instabilidade no bloqueio de algumas redes", relatou a assessoria.
Em navegadores da web, como Safari e Google Chrome, a rede segue fora do ar.
Contas bancárias de Musk liberadas
Na última sexta-feira (13), Alexandre de Moraes liberou as contas bancárias e ativos das duas empresas de Elon Munsk : a Starlink e o próprio X. A ação ocorreu após o bloqueio de R$ 18,3 milhões das contas, usado para parar as multas dadas anteriormente às empresas. O valor foi enviado para contas da União.
Essa liberação não está associada oficialmente à volta do X desta quarta-feira (18).