Centenas de milhares de pessoas foram surpreendidas na tarde desta sexta-feira (24), após receberem um alerta em seus celulares sobre as fortes chuvas que estão atingindo a cidade de São Paulo.
Segundo a Defesa Civil, trata-se de um mecanismo chamado “Defesa Civil Alerta”, que faz o envio de mensagens e recomendações em casos de situações de desastres. Ele é feito por meio de uma tecnologia de transmissão, via celular.
Os alertas são disparados para quem estiver em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G. As pessoas não precisam fazer cadastro prévio para receber as informações.
Estado de alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alertas climáticos nesta sexta-feira, prevendo chuvas intensas e tempestades em diversas partes do país. A capital paulista tem temperaturas que devem variar entre 20°C e 31°C, enquanto a umidade relativa do ar ficará entre 62% e 97%.
Os ventos em São Paulo terão uma velocidade média de 13 km/h, podendo alcançar um pico de 23 km/h durante a tarde.
Recomendações da Defesa Civil
A Defesa Civil do Estado de São Paulo orienta a população a adotar medidas preventivas e a seguir as recomendações de segurança durante a semana:
• Evite áreas de risco, como encostas, margens de rios e locais com histórico de alagamentos.
• Mantenha-se em locais seguros durante tempestades, evitando árvores, estruturas metálicas e áreas abertas.
• Redobre a atenção no litoral e em municípios com acumulados elevados nos últimos dias.
• Limpe calhas, ralos e bueiros para prevenir alagamentos.
• Em emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
A Defesa Civil também aconselha que quando houver uma tempestade rápida, é importante aguardar em local seguro até a passagem das chuvas. Caso a pessoa esteja na praia, em parque ou em algum local aberto e perceba barulhos de trovões, a pessoa deve procurar abrigo.
Para mais informações e atualizações sobre as condições climáticas, podem ser encontradas nos canais oficiais da Defesa Civil do Estado de São Paulo.