
A SpaceX lançou nesta quarta-feira (26) a missão IM-2 , da empresa Intuitive Machines, com um foguete Falcon 9 , levando o lander Athena , que vai transportar equipamentos científicos da NASA para a Lua.
O objetivo da missão é estudar a região do Polo Sul lunar , área que nunca foi explorada de perto em missões anteriores.
Essa missão faz parte de um projeto maior da NASA, chamado Commercial Lunar Payload Services (CLPS) , que busca enviar equipamentos e novas tecnologias à Lua, com o apoio de empresas privadas como a Intuitive Machines.
A missão IM-2 carrega instrumentos que vão analisar o solo lunar em busca de recursos, como água e gás, e também testar novas tecnologias para futuras missões espaciais.
Entre os principais experimentos está a perfuração do solo lunar para coletar amostras e analisar o que há abaixo da superfície. Isso ajudará os cientistas a entender melhor o ambiente lunar e descobrir se há recursos que poderiam ser usados em missões futuras.
Além disso, a missão levará um pequeno robô chamado Grace , que irá explorar a área ao redor do pouso, e um sistema de comunicação adaptado para funcionar na Lua.
Após o lançamento, o lander Athena deverá chegar à Lua em cerca de oito dias . Ele passará 10 dias realizando experimentos e enviando dados importantes para os cientistas.
A missão é um passo importante para a exploração da Lua e para a preparação de missões futuras com astronautas, especialmente dentro do programa Artemis da NASA.