
A Sony, conglomerado japonês que produz eletrônicos como câmeras e os videogames da marca PlayStation, projeta um grande impacto financeiro depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, implementou o “ tarifaço ”. Com a taxa de 30% sobre importações chinesas (país onde os produtos da marca são feitos), a Sony analisa reajustar valores de seus produtos.
A empresa japonesa revelou sua previsão financeira para o próximo ano fiscal durante teleconferência com investidores, a qual o jornal O Tempo teve acesso. As novas tarifas podem levar a um impacto anual de 100 bilhões de ienes (aproximadamente 3,9 bilhões de reais) à Sony.
Para minimizar os efeitos, a empresa pode aumentar o preço de seus produtos para o consumidor final do mundo todo, confirmou o diretor financeiro da Sony, Lin Tao. Embora não tenha mencionado diretamente o PlayStation 5, ele pode ter aumento no valor, assim como outros itens eletrônicos.
Segundo O Tempo, o CEO da empresa, Hiroki Totoki, disse durante a teleconferência que há a possibilidade do principal console da marca ser produzido localmente nos EUA, como forma de estratégia eficiente que “deve ser considerada de agora em diante”.
Impacto das tarifas
Apesar do recuo da guerra tarifária entre EUA e China, os impactos ainda serão sentidos a longo prazo pela Sony. A empresa mantém grande parte da produção de hardware do PlayStation e de outros produtos na China.
A determinação atual de Trump, que estabelece uma taxa de 30% sobre importações chinesas para os EUA, é superior aos 10% aplicados a produtos de outras origens, mesmo com a pausa de 90 dias anunciada para algumas dessas tarifas.
O PlayStation 5 já passou por reajustes em 2025 em mercados como Austrália, Europa, Nova Zelândia e Reino Unido, sem alterações nos valores praticados nos Estados Unidos, segundo O Tempo.
A empresa ainda não confirmou oficialmente como vai lidar com as novas tarifas, podendo ou não seguir caminhos diferentes de seus concorrentes. A Microsoft já implementou aumentos de até 100 dólares nos preços dos consoles Xbox, enquanto a Nintendo manteve inalterado o valor do Switch 2, sem previsão de alterações até seu lançamento no próximo mês.
Entre março de 2024 e março de 2025, a Sony vendeu 18,5 milhões de consoles, número inferior aos 20,8 milhões comercializados no período anterior. Desde seu lançamento, o PS5 acumula 77,7 milhões de unidades vendidas globalmente.