Tamanho do texto

Com preço menor, celular consegue competir com modelos topo de linha da Samsung e da Motorola; grande modificação no Android é um dos problemas

O Zenfone 3 é um dos principais smartphones apresentados pela Asus neste ano e possui especificações para ser um dos melhores modelos entre os topo de linha disponíveis no mercado. Com destaque para processador, memória de armazenamento e RAM, o aparelho oferece bons resultados para quem deseja um celular rápido e pode investir um pouco mais.

+ Com três câmeras e módulos, LG G5 SE oferece alta qualidade de imagem

O smartphone da Asus foi lançado em oito versões com variações no visual e no hardware. O modelo enviado para testes do Brasil Econômico (ZE552KL) tem visor de 5,5 polegadas, 64 GB de armazenamento e pode ser encontrado nas lojas por cerca de R$ 1.899. De acordo com a fabricante, a versão do Zenfone 3 é voltada para quem se preocupa mais com a câmera, que conta com estabilização óptica e modo manual.

Zenfone 3 ganhou elegância ao deixar plástico usado nas versões anteriores e receber metal e vidro em sua composição
Victor Hugo Silva/Brasil Econômico
Zenfone 3 ganhou elegância ao deixar plástico usado nas versões anteriores e receber metal e vidro em sua composição

Design

A terceira geração do smartphone apostou em materiais mais resistentes. O aparelho ganhou elegância ao deixar o plástico das versões anteriores para trás e receber metal e vidro em sua composição. Os cantos arredondados e o destaque maior para a tela de 5,5 polegadas também ajudaram a melhorar seu design. A parte frontal deixou de exibir a marca da Asus e conta apenas com saída de áudio, câmera e botões capacitivos, que dão ao usuário a impressão de estar tocando na tela.

O Zenfone 3 possui um visual sem nenhum relevo, a não ser pelos botões de volume na lateral e pela câmera na parte traseira, acompanhada pelo foco rápido e um sensor de correção de cores. A área também conta com um leitor de impressão digital , usado para atender chamadas, iniciar a câmera e tirar fotos. A localização do sensor permite realizar as funções disponíveis sem atrapalhar o usuário durante outras tarefas.

+ Amazon Kindle oferece semanas de bateria para visualizar livros digitais

Na prática, o smartphone exige mais cuidado por conta da tela de 5,5 polegadas, que pode ser um pouco exagerada para algumas pessoas. Outro item que pode atrapalhar é o material do smartphone. Apesar de oferecer um visual bem diferente das versões anteriores com a carcaça lisa, a falta de atrito não mantém o celular firme nas mãos e pode causar quedas constantes.

Configurações

O que mais chama a atenção no aparelho da Asus é a velocidade. O aparelho conta com processador de oito núcleos com capacidade de 2.0 GHz da Qualcomm e 4 GB de memória RAM. As especificações do processador superam modelos mais caros como Moto Z, que possui processador de quatro núcleos e até 1.8 GHz.

Seguindo o padrão de fabricantes, como a Apple, Zenfone 3 migrou para a saída USB-C
Divulgação/Asus
Seguindo o padrão de fabricantes, como a Apple, Zenfone 3 migrou para a saída USB-C

Em testes de benchmark, no entando, o smartphone apresentou resultados próximos de concorrentes da mesma faixa de preço. No AnTuTu, aplicativo que mede o desempenho de celulares, o Zenfone 3 recebeu 62.757 pontos, uma pontuação abaixo do esperado, mas que coloca o aparelho em um nível parecido com smartphones como iPhone 5S e Galaxy S6 Edge.

Seguindo o padrão adotado por outras fabricantes, o aparelho deixou a conexão MicroUSB para trás e passou a adotar o modelo USB-C, usado para carregar a bateria e transferir arquivos do computador. A Asus, diferentemente da Apple com o iPhone 7, alterou apenas o padrão, mas não retirou a saída P2 para fones de ouvido, localizada no topo do aparelho.

Câmeras

A qualidade das fotos no Zenfone 3 segue o padrão de outros celulares em sua faixa de preço, com 16 MP na câmera traseira e 8 MP, na frontal. Porém, o destaque vai para a possibilidade de tirar fotos manuais e as dez ferramentas disponíveis para melhorar as imagens. Além do modo automático, é possível escolher uma série opções para a imagem, como o modo HDR Pro, que melhora o brilho e o contraste  da foto.

O aparelho conta ainda com a tecnologia de foco automático ASUS TriTech para melhorar a nitidez das imagens com a ajuda do autofoco laser de segunda geração, do autofoco por detecção de fase e do foco automático contínuo. De acordo com a Asus, o smartphone oferece  foco mais preciso em menos de um segundo.

Bateria

O aparelho da Asus conta com bateria razoável em comparação a outros modelos da mesma categoria. Com 3.000 mAh, o Zenfone 3 tem bateria mais fraca que o Galaxy S7 Edge, que conta com 3.600 mAh, mas ganha do iPhone 6s Plus, com 2.750 mAh. O principal problema é a ausência de um carregador rápido para oferecer, no mínimo, uma porcentagem da bateria para ajudar o usuário em emergências. 

Modificações no Android feitas pela Asus incluem aplicativos que podem atrapalhar usuários
Reprodução
Modificações no Android feitas pela Asus incluem aplicativos que podem atrapalhar usuários

Sistema

O celular conta com o Android 6.0 Marshmallow em uma versão cheia de mudanças feitas pela Asus. Ao utilizar o aparelho pela primeira vez, o usuário se depara com modificações que vão além de mudanças no visual do sistema e aplicativos desenvolvidos pela fabricante.

O Zenfone 3 conta também com programas pré-instalados, como as redes sociais Facebook e Instagram, e até mesmo a plataforma de viagens Tripadvisor. Apesar de a instalação prévia dos apps ser uma estratégia para ajudar, o efeito pode ser justamente o contrário.

Em muitas situações, a maioria dos programas instalados de fábrica não serão necessários e o usuário terá muito trabalho para desinstalar cada um deles. Entre as alterações da Asus, o destaque vai para o "Modo crianças", criado para oferecer mais segurança enquanto os filhos estão usando o celular. Os pais podem usar uma senha para entrar ou sair do modo seguro e exibir apenas informações adequadas.

+ Moto G4 oferece bom custo-benefício para público mais exigente

Ficha Técnica

Configurações: processador Qualcomm Snapdragon 625 octa-core de 2.0 GHz, tela de 5,5 polegadas LED IPS Full HD (1.080 X 1.920 pixels, 401 ppi), câmera traseira de 16 megapixels com flash Dual-LED e abertura f/2.0, câmera frontal de 8 megapixels com abertura de f/2.0, 64 GB de armazenamento com suporte para cartão micro SD de até 2 TB, memória RAM de 4 GB, bateria de 3.000 mAh, Android 6.0.1 ASUS ZenUI 3.0 Marshmallow, 3G/4G, Wi-Fi 802.11b/g/n/ac, Bluetooth 4.2, dual chip, USB-C.

Dimensões: 15,2 x 7,7 x 0,76 cm

Peso: 155 g

Preço: R$ 1.899

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.