O que esperamos quando falamos de uma boa caixa de som? Além, é claro, de uma qualidade sonora inquestionável, atributos como praticidade, conectividade e até beleza são fatores determinantes quando pensamos em fazer um investimento em um aparelho de som. E nisso, a Polyvox XC-812TB tem de sobra. A empresa brasileira enviou ao Portal iG a sua mais nova caixa de som e vamos falar nossas impressões sobre o produto.
Lançado no início de 2024, o novo modelo XC-812TB vem com a proposta de inovar no âmbito das caixas amplificadoras, conseguindo entregar uma autonomia de até 7 horas de bateria. O próprio CEO da empresa, Luiz Kencis, afirma que o produto entrega “uma grande experiência com áudio de alta qualidade, além de graves e agudos mais envolventes.” Mas será que realmente é uma boa escolha?
Estrutura
À primeira vista, o tamanho da Polyvox XC-812TB pode assustar. Com um design mais robusto, ela surpreende ao entregar um aparelho relativamente leve. A caixa de som possui 39,2 cm de comprimento, por 31,5 cm de largura e 63 cm de altura, somando cerca de 7,5 Kg. Um peso razoavelmente leve para um aparelho de tais dimensões. Entretanto, o que dificulta um pouco na sua locomoção é a alça, que por não ter um revestimento emborrachado, pode acabar causando uma instabilidade, mas nada que gera um grande desconforto.
Falando em locomoção, o seu grande tamanho não vira empecilho quando destacamos que ela possui um par de rodas, o que facilita para conseguir levar ela independente do lugar. Por questões estéticas apenas, gostaria que as rodas fossem revestidas com material emborrachado, pois manteria a aparência de nova por mais tempo, coisa que não acontece por elas riscaram logo no primeiro uso.
Design
Quanto ao design, aqui temos um dos maiores acertos. A Polyvox XC-812TB consegue misturar uma forma simples, intuitiva e bonita ao mesmo tempo. O primeiro ponto a se ressaltar é o sistema Party Led Show que rodeia toda a saída de som principal. Com ela, você consegue ter uma imersão ainda maior quando as luzes começam a sincronizar com o som. O sistema de luzes da caixa ainda consegue ser melhor controlado através do aplicativo, que disponibiliza alguns modos de como o led poderá piscar durante “show pirotécnico” que estamos vendo.
Além disso, na parte de trás da caixa de som, os botões de som, volume, stop e play, e até a mudança de modo em que a caixa está funcionando, são simples de entender. A única funcionalidade que não ficou tão clara e demorou para pegar sem uma leitura mais atenta do manual foi a forma como modular o som. Porém, esse problema é facilmente resolvido no aplicativo.
Som
Impossível falar de uma caixa de som sem falar neste quesito. A fabricante tem um grande acerto quando falamos da qualidade de som. Com um woofer de 12 polegadas e um tweeter, eles somam uma potência de 600 watts RMS, com nível de pressão sonora de 96 decibéis. Em linhas gerais, foi perfeita para conseguir ouvir a música em todos os cantos de uma área aberta de cerca de 700 metros quadrados, perfeito para festas e churrascos em chácara.
A altura do som pode ser controlada diretamente pela caixa de som ou através do telefone, caso ele esteja conectado ao aparelho, sendo a mesma representação de volume nos dois atingindo até o volume 30. Som limpo, com graves bastante potentes e agudos nítidos, com a possibilidade de mudar a equalização do som. Isso pode ser feito diretamente na caixa ou através do aplicativo.
Conectividade e aplicativo
A caixa possui conectividade com rádio FM, entrada USB, auxiliar P2, duas entradas P10 para microfone e instrumentos musicais e conectividade através de Bluetooth 5.3. Isso aumenta as possibilidades de utilização do aparelho, sendo perfeita para uma simples festa em família até uma noite de karaokê. Outro ponto a se destacar é sua tecnologia TWS, que possibilita que ela se conecte com outros aparelhos com a mesma tecnologia e fiquem sincronizados tocando a mesma coisa.
Entretanto, ainda que o Bluetooth 5.3 trabalhe bem para entregar a melhor experiência possível, ele falhava algumas vezes quando eu o utilizava. Ele possui uma conexão mais sólida e rápida em comparação às versões anteriores, mas ainda assim eu tive problemas com a paralisação da música em alguns momentos e o corte do início das faixas, mesmo com o celular próximo ao aparelho.
Sobre o aplicativo, ele é extremamente funcional. Não há grandes revoluções nele — inclusive, possui até um design extremamente genérico e antiquado —, mas entrega tudo o que se propõe: facilitar a experiência do usuário. Nele é possível fazer a conexão via Bluetooth com a caixa, controlar a altura do volume da música e dos microfones, equalizar o som da melhor forma possível, procurar uma estação FM, controlar os leds — intensidade, forma como pisca e cores — e até colocar timers para ligar e desligar o som. Entretanto, algumas funcionalidades acabaram sendo limitadas, como o caso da função “Music” que aceita apenas o aplicativo nativo do celular para funcionar, não aplicativos de streamings de música como Spotify e Deezer .
Bateria
Sendo exaltada por esse ponto, a bateria da Polyvox XC-812TB promete durar até 7 horas com o volume em 75%. E nesse ponto, é inegável que ela acerta. Com um som bem potente, ela consegue segurar esse período facilmente, além de possuir a capacidade de usar uma bateria externa para utilizá-la. No volume máximo, a capacidade acaba caindo cerca de uma hora, mas ainda assim consegue ser eficiente no que se propõe.
Considerações finais
Sendo vendida no valor de R$ 799 no site da fabricante, ela consegue fechar com um saldo extremamente positivo. Prática, leve e extremamente versátil, ela possibilita uma experiência inegavelmente boa. A Polyvox XC 812TB se destaca como uma escolha sólida para aqueles que buscam uma experiência sonora imersiva e de alta qualidade. Com sua combinação de design durável, desempenho sonoro excepcional e recursos avançados. Seja para uso profissional ou para uso doméstico, é uma ótima aquisição.