O crescimento das redes sociais fez com que diversas pessoas se arriscassem a apostar na carreira de blogueiros em vídeo – no YouTube ou em outras plataformas. Quem acompanha esses nomes conhecidos pode até ter ficar com vontade de tentar entrar para o ramo, mas normalmente esbarra ao sentir dificuldade com a produção e pós-produção dos vídeo. Hoje isso já não é um problema. 

Tornar-se um Youtuber pode ser simples, e editar vídeos não é tão difícil quando parece
shutterstock
Tornar-se um Youtuber pode ser simples, e editar vídeos não é tão difícil quando parece


Fazer gravações de forma simples com celular, câmera e até webcam podem ser uma opção para quem está começando. O maior problema é a edição de vídeo, já que muitos softwares têm uma interface extremamente complicada para quem não conhece o programa. Uma boa opção é o Filmora9 , que tem interface simples e em português, perfeita para iniciantes. 


Dicas que podem ajudar na hora de gravar seu primeiro vídeo:

  • Celular: no começo não é necessário ter uma câmera profissional, o que importa é o conteúdo, que deve chamar a atenção de quem está assistindo. Uma câmera pode ser adquirida futuramente, mas não é um item indispensável para as gravações;
  • Roteiro: tenha sempre em mente o que vai dizer, pode ser em tópicos ou até um texto mais extenso. O que importa é ser objetivo, sem ficar fazendo muito mistério sobre o assunto que será abordado;
  • Fone de ouvido: esse item pode um aliado importante para quem sonha com um microfone de lapela. Simples e barato, é um “quebra galho” que ajuda muito com o som do vídeo. Se, mesmo assim, ainda for preciso de um microfone de lapela, existem diversas opções acessíveis no mercado, que podem ser conectadas ao celular;
  • Iluminação: gravar de dia, principalmente em frente a uma janela, é uma ótima opção. Luzes artificiais, como as de computadores, também ajudam na hora de manter luz constante. Mas lembre-se: evite ficar contra a fonte de iluminação, isso pode prejudicar o resultado final. Muitos youtubers utilizam rebatedores, para redirecionar o brilho natural ou artificial e eliminar sombras no rosto. Eles podem ser improvisados com folhas de cartolina branca ou isopor;
  • Edição: existem diversos softwares no mercado, mas alguns deles são simples, rápidos e com diversas opções de efeitos já na versão gratuita. A plataforma do Filmora conta com efeitos de som e vídeo do Filmstock , com uso livre de direitos autorais, o que significa que não é preciso pagar para usar os filtros escolhidos. Além dele, o  FilmoraPro é uma opção mais completa para quem já tem certo conhecimento de edição, que possibilita fazer vinhetas, sincronização, corte, entre outras ferramentas.

Mesmo assim, é preciso decidir o tipo de vídeo que será feito. Stream de jogos? Vlogs? Tutoriais? A gama de opções é enorme, e por isso, contar com certas ferramentas dentro da plataforma de edição vai ajudar muito no produto final.  

Você viu?

Outros recursos incrementam seus vídeos

Trilha sonora - Não deixe seus vídeos no silêncio, preenchendo todos os espaços apenas com sua voz. Uma boa trilha dá o tom necessário para cativar sua audiência e facilita as transições entre cenas e temas.

Chroma Key - Essa ferramenta é o famoso “fundo verde”, que abre um leque de possibilidades para o editor colocar diversas imagens de fundo do vídeo. Além disso, torna o recorte de objetos mais fácil, fazendo com que as transições de cenas fiquem mais graduais. Ideal para a idealização de cenários e para efeitos especiais.


Divisão de tela - Quem gosta de tutoriais de maquiagem ou de faça-você-mesmo, sabe que esses vídeos trabalham com cenas de antes e depois. Por isso, a divisão de tela na hora da edição é de extrema importância: ela ajuda a colocar a sequência das cenas de forma correta, evitando confusões com várias janelas abertas ao mesmo tempo. 

Esses recursos já exigiram investimentos altos, mas hoje são disponibilizados por diversos apps. A dica do Filmora é valiosa porque concentra todos esses recursos num programa só, com resultado de qualidade. Agora não tem mais desculpa para deixar o sonho de se tornar um YouTuber de lado. Seria você o próximo Felipe Neto?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!