Vazamento
Dados obtidos pelo site 404 Media, especialista em notícias de tecnologia, apontam que a empresa Cox Media Group (CMG) dispõe de um software chamado "Active listening" (Escuta ativa, em tradução livre).
De acordo com um portal especializado, empresa parceira do Google, da Amazon e Meta afirma que ouve usuários para personalizar anúncios
Dados obtidos pelo site 404 Media, especialista em notícias de tecnologia, apontam que a empresa Cox Media Group (CMG) dispõe de um software chamado "Active listening" (Escuta ativa, em tradução livre).
O software captura dados do microfone dos usuários para criação de anúncios específicos com o auxílio de IA. A empresa não especificou em quais dispositivos o software é ativado, mas nas imagens mostra pessoas usando o celular.
Uma das etapas explica que a inteligência artificial usa mais de 470 fontes para coletar e analisar o comportamento dos usuários que têm seus dados captados. O software afirma ser capaz de identificar o público "pronto para comprar".
Segundo a apresentação, a empresa que deseja captar pessoas em um raio de 16 km desembolsa um valor diário de US$ 100 ; caso queira aumentar o raio para 32 km, o valor sobe para US$ 200.
Empresas como Amazon, Google e Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp) são citadas pelo CMG em sua apresentação: "Fazemos parceria com os melhores para oferecer o melhor".
O Google afirmou ter retirado a parceria com o CMG, e que exige o cumprimento das leis e regulamentos por parte dos parceiros. A Meta comentou que não usa o microfone do seu telefone para anúncios. "Estamos entrando em contato com a CMG para que eles esclareçam que seu programa não se baseia em dados da Meta". A Amazon disse que não há envolvimento com o CMG.