O brasileiro está, cada vez mais, interessado em saúde e bem-estar. Pesquisa da Kantar em parceria com WW revela que 91% da população do nosso país busca conscientizar e melhorar seus hábitos a fim de torná-los mais saudáveis. Além de tratamentos médicos, a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos são destaques para melhorar a qualidade de vida.
Os suplementos são alimentos na sua forma mais concentrada e na forma mais nobre para potencializar os benefícios da saúde humana. Fornecem a complementação necessária para a alimentação e os nutrientes essenciais que faltam muitas vezes no organismo. Podem ser compostos de vitaminas, proteínas, aminoácidos, minerais, entre outras substâncias, contribuindo para a manutenção da saúde, regulação do metabolismo, suprindo a deficiência nutricional e para o aprimoramento do desempenho físico e mental. Vale a ressalva que, como a maioria dos produtos para a saúde, precisam de orientação de um profissional especializado.
Levantamento do Ministério da Saúde mostra que 59% dos domicílios brasileiros têm, pelo menos, uma pessoa que consome multivitamínicos e suplementos disponíveis em mercados e farmácias. Sendo 60% homens e 40% mulheres. E há uma variedade de opções: suplementos vitamínicos e minerais; de proteína; de ácidos graxos; para perda de peso e esportivos.
Para quem me acompanha, sabe que, este mês, pude homenagear o ícone do esporte brasileiro, Ayrton Senna. Fizemos uma sessão especial no Senado em homenagem aos 30 anos do seu legado e conseguimos aprovar, na Comissão do Esporte, meu projeto que inclui Senna no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. Mas o que ele tem a ver com a história?
Ayrton Senna fazia uso de suplementos alimentares e tinha um preparador físico para ajudar no seu desempenho como piloto. A nutrição esportiva é focada em contribuir com os atletas de alto rendimento por meio de suplementação e alimentação correta e balanceada. Coincidência ou não, Senna teria iniciado a suplementação e o preparo físico em 1988, ano em que foi Campeão de Fórmula 1 pela primeira vez.
“No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço e dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem feita, ou não faz!”
Ayrton Senna
Quando pensamos em suplementação ou em atletas de alta performance, imaginamos o levantamento de peso, por exemplo. Mas, durante uma corrida, o peso do seu corpo pode aumentar em cinco vezes. Além disso, em alta velocidade, quando acelera ou para de forma brusca, o corpo fica achatado e comprime os órgãos. Portanto, pilotos de fórmula 1 precisam de um nível de nutrição e força adequados ao esporte. Disso eu entendo, essa velocidade, o pequeno espaço da cabine, o achatamento do corpo dentre outras sensações, são conhecidas dos astronautas.
Suplementos alimentares, cada vez mais presentes nas prateleiras dos mercados e das farmácias, podem ser um grande diferencial na manutenção da saúde, na regulação do metabolismo e no aumento do desempenho de atletas de alto rendimento.
Atletas de alta performance que precisam de força, resistência e foco, como Ayrton Senna, são beneficiados pelos usos de suplementos para garantir bons resultados e uma vida mais saudável.
Conversei com o ex-preparador físico de Ayrton Senna, Marcelo Bella, em meu podcast. A entrevista está imperdível. Ele revela tudo o que a gente precisa saber sobre alimentação e o consumo de suplementos alimentares. Acesse youtube.com/@astropontes.
Marcelo Bella é presidente da Associação Brasileira das Empresas e Produtos Nutricionais (ABENUTRI), fundador e CEO da Grow Dietary Supplements S/A, presidente da BlackSkull MC, comentarista político convidado do programa Linha de Frente, da Jovem Pan, é motociclista e organizador de “motociatas” do Presidente Jair Bolsonaro, graduado em Ed. Física pela Faculdade Integrada de Guarulhos - FIG, pós Graduado em Bodybuilding Coach pelo American College of Sports Medicine, Indianapolis, Indiana, USA e ex-preparador físico do piloto tricampeão mundila de Fórmula 1, Ayrton Senna.