(CRM) para melhor entender e atender às necessidades de seus clientes
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(CRM) para melhor entender e atender às necessidades de seus clientes


À medida que a digitalização redefine o panorama empresarial global, uma estimativa alarmante sugere que até 90% das pequenas e médias empresas poderão desaparecer nos próximos anos se não se adaptarem a esta nova realidade. No entanto, essa transição para o digital, longe de ser um monstro de sete cabeças, está mais acessível e essencial do que nunca.

Consideremos o caso da Oliver's Taranga Vineyards , uma pequena vinícola familiar localizada na região de McLaren Vale, Austrália. Conhecida por seus vinhos de alta qualidade, a Oliver's enfrentava o desafio de alcançar um público mais amplo e modernizar suas operações.

Sob a liderança de Corrina Wright, a sexta geração da família, a vinícola adotou uma série de iniciativas digitais. Corrina implementou um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) para melhor entender e atender às necessidades de seus clientes e personalizar a comunicação. Além disso, a vinícola lançou uma loja online robusta, permitindo vendas diretas ao consumidor, ampliando significativamente seu alcance de mercado.

Um dos movimentos mais simples e inovadores foi o uso das redes sociais para conectar-se diretamente com os entusiastas do vinho. Através de postagens envolventes e interativas, a Oliver's Taranga não só solidificou sua presença online como também criou uma comunidade de seguidores leais.

O resultado dessas mudanças foi impressionante: aumento nas vendas online, maior visibilidade da marca e um engajamento significativo com os clientes, elementos que juntos garantiram um crescimento sustentável.

Mas por que a digitalização é crucial?

A digitalização oferece ferramentas que vão desde softwares de gestão eficiente até soluções de e-commerce acessíveis, com um custo inicial muito menor do que no passado. Isso significa que a transformação digital está ao alcance de todas as pequenas e médias empresas. Hoje é possível contratar um software de inteligência de negócios, como PowerBI da Microsoft, que há alguns anos custava milhares de reais, por apenas R$60 mensais. Isso permite que, mesmo os pequenos consigam utilizar tecnologia de ponta, antes exclusivo às grandes empresas.

Dicas para sua jornada digital

1. Adaptação às necessidades do seu negócio: Escolha tecnologias que complementem e melhorem seus processos existentes, de maneira simples.

2. Capacitação de equipes: A tecnologia por si só não é suficiente. As pessoas que a utilizam precisam entender e abraçar essas mudanças. É possível capacitar seu time de maneira barata utilizando conteúdo gratuito do YouTube, compartilhando informações e notícias pelo WhatsApp, lendo livros e fazendo cursos online.

3. Engajamento digital com clientes: Utilize as plataformas digitais para construir relações autênticas e duradouras com seu público. Busque ouvir e interagir com seus clientes para pegar feedbacks sobre suas expectativas em relação ao seu produto ou serviço. Faça perguntas abertas e pesquisas rápidas.

A transformação digital não é mais uma tendência, não é luxo, mas sim uma necessidade imperativa. Com as ferramentas disponíveis hoje, cada pequena e média empresa tem a oportunidade de se reinventar e prosperar em um mercado cada vez mais competitivo, onde as barreiras contra novos competidores estão cada vez menores. Não deixe sua empresa ser parte da estatística de desaparecimento. Comece a transformação agora e garanta um futuro brilhante.

Gustavo Caetano ( www.gustavocaetano.com.br ) é CEO e Fundador da Sambatech, Investidor, Palestrante e autor do best seller, Pense Simples.

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